Covid: Paes muda datas e prevê vacinar todos os adultos até fim de agosto
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou na manhã de hoje a aceleração no calendário de vacinação contra a covid-19 de todos os adultos no município. O novo calendário (confira abaixo) prevê que todos os maiores de 18 anos na cidade devem ser imunizados com a 1º dose até o dia 31 de agosto. A previsão anterior era para o dia 21 de outubro.
Além dos adultos, o prefeito declarou que o município será o primeiro do país a começar a vacinação dos adolescentes — entre 12 e 17 anos — com a imunização deste grupo até o dia 15 de setembro.
O novo calendário detalhando os dias de vacinação de cada um dos grupos foi divulgado pela Prefeitura do Rio no Instagram.
O anúncio do novo calendário aconteceu durante a divulgação do 24º boletim epidemiológico feito por Paes ao lado do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
"A regularidade da entrega de vacinas, a eficiência da logística da secretaria municipal de saúde e no nosso processo de vacinação me permitiu ontem, dia 17 de junho, antecipar essa vacinação", declarou Paes, nomeando o calendário anterior como "conservador".
Além dos maiores de 18 anos, o calendário prevê a vacinação das pessoas de 59 a 47 anos ainda este mês, de 46 a 38 anos em julho, e de 37 a 18 anos em agosto.
O atual gestor do município também anunciou que as gestantes e puérperas — mulheres que deram à luz até 45 dias — acima de 18 anos também poderão se vacinar no município entre os dias 21 e 26 de junho.
Paes disse que o novo calendário traz uma "rinha da vacina muito saudável", se referindo à brincadeira que surgiu nas redes sociais sobre a disputa de governantes para ver quem tem a melhor logística e vacina mais rapidamente toda a população contra covid-19.
No Twitter, Paes anunciou o novo calendário e brincou com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), na postagem: "Passamos o @jdoriajr! Falei para não me desafiar!".
Anteontem, o prefeito do Rio já havia trocado mensagens com trocadilhos com Doria sobre quem irá conseguir imunizar maior número de pessoas.
Elogios à Saúde
Durante a divulgação do boletim, Paes disse várias vezes que a antecipação de "1 mês e 21 dias" é muito positiva e elogiou o Ministério da Saúde pelas entregas dos imunizantes, apesar de a pasta reduzir a previsão da chegada de novos lotes frequentemente.
"Modéstia à parte, ministro, é isso. O ministério entrega [os imunizantes] de forma equilibrada para todo o Brasil, não faz distinção político-ideológica. Por isso, eu faço questão e eu tenho dito aqui que este tema deve nos unir. A guerra da vacina que pode ter é a guerra de brincadeira, é da richa boa, são as coisas naturais de uma peleja política", disse o prefeito.
Queiroga agradeceu os elogios de Paes e declarou que o combate à pandemia da covid-19 "é um enfrentamento difícil para todos nós".
"Temos uma rede pública muito forte e que, se gerida de maneira eficiente, vai fazer a diferença na assistência para que possamos também reduzir os índices de mortalidade hospitalar em virtude de síndrome respiratória aguda grave. O momento que estamos na pandemia ainda inspira cuidados (...). [Mas] nós temos hoje uma esperança que são as vacinas", comentou Queiroga.
*Com informações do Estadão Conteúdo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.