Prefeitura de São Paulo define quem tem prioridade na xepa das vacinas
A Prefeitura de São Paulo informou a ordem de prioridade para a xepa das vacinas contra a covid-19 na cidade.
A partir de hoje, caso os postos de vacinação da cidade tenham doses remanescentes ao fim do dia, elas poderão ser aplicadas em qualquer pessoa acima de 18 anos.
A ordem de prioridade indicada pela prefeitura é esta:
- Lactantes sem comorbidades (até dois anos de amamentação), acima de 18 anos;
- Acadêmicos em Saúde em estágio, independente do período de formação;
- Estudantes de área técnica em saúde em estágio, independente do período de formação;
- Pessoas com mais de 18 anos de idade.
Segundo o "Instrutivo para Priorização de Doses da Vacina de Covid-19 no Município de São Paulo", a unidade de saúde "deverá manter listas de espera com os usuários, residentes da cidade de São Paulo, elegíveis em sua área de abrangência: moradores, estudantes e quem trabalha na região da unidade". Para isso, é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de endereço.
A prefeitura ainda ressalta que "nenhuma unidade de saúde tem autorização para desprezar doses remanescentes". Caso sobre alguma dose, eles ligam para os inscritos e os convidam para tomar o imunizante.
Atualmente, em São Paulo, são aplicadas vacinas da Astrazeneca/Fiocruz, CoronaVac e Pfizer. Cada uma tem uma data de validade diferente, então não há como saber qual vacina sobrará para a repescagem. Todas as vacinas são consideradas eficazes pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em reduzir a gravidade da covid. O importante é respeitar o intervalo entre as doses.
Vacinação em São Paulo
Começou nessa semana a vacinação dos grupos etários sem comorbidade no estado de São Paulo, com a população entre 50 e 59 anos de idade.
A prefeitura da capital organizou um sistema de escalonamento de idades durante a semana, para evitar aglomeração e falta de doses em postos de saúde. Hoje, foi divulgado o fracionamento para adultos até 18 anos.
A gestão municipal também disponibilizou um site para acompanhar o tamanho das filas da vacinação nas unidades e postos de saúde. É o "De Olho na Fila", batizado de "filômetro".
Na quarta-feira (16), no entanto, a plataforma registrou algumas falhas no primeiro dia de imunização para pessoas com 56 e 57 anos, conforme noticiou o UOL.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.