Vecina: Falta de coordenação federal gera 'clima de confusão' em vacinação
O Brasil enfrenta um 'clima de confusão' na vacinação contra a covid-19 por falta de coordenação federal, avaliou o médico sanitarista e ex-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) Gonzalo Vecina Neto em participação ao UOL News.
Ontem, a cidade de São Paulo suspendeu a aplicação de vacinas por um dia após desabastecimento nos postos de saúde. Aracaju, Campos Grande e Florianópolis também tiveram interrupção no processo de imunização.
O clima de confusão no processo de vacinação está evidente. Isto é prova não de que governos estaduais e municipais sejam necessariamente e totalmente incompetentes. Prova da falta de Ministério da Saúde, de coordenação federal num estado federal como é o Brasil. Não estamos tendo essa coordenação federal e com isso está acontecendo esse clima muito ruim
Gonzalo Vecina, ex-presidente da Anvisa
Segundo Vecina, existe um clima de busca por vacina no Brasil, mas a falta de doses pode causar um clima de frustração na população.
"Existem diversos tipos de erro. Tem o erro que é sobrar vacina sem tomar, que pode levar ao vencimento da vacina. Estimular as pessoas a tomar a vacina e não deixar sobrar não pode ser considerado um erro", disse.
"Por outro lado, dizer para pessoas que tem vacina e não ter vacina frustra as pessoas. As pessoas estão muito interessadas em se vacinar, há um clima de busca de vacina. Este tipo de comportamento vai fazer com que algumas pessoas se afastem, é um erro", completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.