Governo de SP diz que vacinou 90% dos idosos com mais de 70 anos
O governo de São Paulo anunciou hoje que superou a meta de vacinação contra covid-19 da população acima dos 70 anos. Segundo Regiane de Paula, coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização), 90% das pessoas nesta faixa etária tomaram as duas doses da vacina.
Os idosos foram considerados grupos prioritários para imunização, que começou em janeiro em todo o país. Até então, eles eram as principais vítimas do coronavírus.
Por faixa etária, no estado:
- A população acima de 90 anos, que representa 149,9 mil pessoas, foi totalmente imunizada.
- O mesmo aconteceu com a população de 85 a 89 anos, que contempla 309,1 mil em todo o estado.
- Já na faixa de idade entre 80 e 84 anos, que totaliza 562,3 mil pessoas, o total de imunizados chegou a 94,49%.
- Todas as pessoas de 75 a 70 anos, que representam mais de 850 mil pessoas, foram totalmente imunizadas.
- Enquanto o público de 70 a 74 anos, que soma 1.29 milhão de pessoas, foi 97,39% imunizado.
Quem tem entre 60 e 70 anos deve completar o ciclo de imunização até agosto, já que o intervalo entre as doses de Pfizer e AstraZeneca é mais longo, segundo o governo.
Apesar do resultado positivo de vacinação entre os idosos, os números de casos, mortes e internações por covid-19 no estado continuam altos. Desde o começo deste ano, especialistas vêm afirmando que a transmissão entre jovens está mais alta —eles também representam maioria nas internações por causa do coronavírus.
Em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes, disse que o impacto da imunização deve ser notado nas "próximas semanas".
"Nós sabemos que, até o momento atual, o impacto da vacinação no número de casos ou na transmissão seria limitado, porque na faixa etária de 60 anos ou mais, que tem excelente cobertura, a contribuição para o total de casos é modesta, no máximo de 15%", afirmou. "Já na faixa etária de 40 a 59 anos, essa faixa contribui com mais de um terço dos casos. De forma que agora, nas próximas semanas, também devemos ter e observar de forma mais clara o impacto da vacinação dessas duas faixas etárias, que se completa até o meio de julho."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.