Bebê é operado dentro da barriga da mãe em cirurgia inédita em São Paulo
A Secretária Municipal de Saúde realizou ontem, pela primeira vez na cidade de São Paulo, uma cirurgia de mielomeningocele em uma gestante com o bebê ainda dentro da barriga. O procedimento ocorreu no Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da capital.
Mielomeningocele é uma deformação nos ossos da coluna do bebê, que pode nascer com hidrocefalia, o acúmulo de líquido produzido no crânio que causa deficiência intelectual. O procedimento na gestante de 24 semanas começou às 9h manhã e durou cerca de quatro horas, segundo a TV Globo.
A cirurgia já havia ocorrido nas redes estadual e privada de São Paulo, mas é inédita na Saúde Pública paulistana. De acordo com o professor Rodrigo Ruano, chefe de medicina e cirurgia fetal da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, a cirurgia significa um grande avanço na rede municipal.
"Isso, na rede pública de saúde, que atinge um grande número de pessoas, é importante não só para o tratamento específico dessa criança, dessa gestante, desse bebê agora, mas também para prevenir futuros casos", diz o especialista.
No procedimento, cirurgiões fazem um corte longitudinal para chegar ao útero, de onde tiram o líquido amniótico. Depois, costuram os tecidos da coluna do feto, devolvem o líquido, fecham o útero e o corte na barriga da mãe.
"Quando a gente faz a cirurgia dentro do útero, a gente fecha esse problema nas costas e, daí, essa parte do cérebro, essa parte posterior que desce, que obstruiu atrás, ela volta ao normal. E voltando ao normal, reduz significativamente a chance de líquido na cabeça, a hidrocefalia. E com isso, reduz a chance que essa criança tenha infecções ou cirurgias após o nascimento", explica Ruano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.