DF tem 40,1 mil doses da Janssen 'indisponíveis para uso', diz secretaria
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou no início da tarde de hoje que recebeu 40,1 mil doses da vacina Janssen "indisponíveis para uso" no momento.
No comunicado, o órgão detalha que assim que o carregamento chegou para conferência na Rede de Frio Central foi observado que as doses estavam congeladas, quando a temperatura ideal para o imunizante é de 2°C.
"Sendo assim, o Ministério da Saúde já foi acionado pela Secretaria de Saúde e a orientação do órgão federal é deixar toda a carga das vacinas em quarentena. Elas ficarão armazenadas e indisponíveis para uso no momento", informou a nota sobre os próximos passos para viabilizar o uso do imunizante, de dose única.
Segundo a secretaria, em resposta à situação, o Ministério da Saúde afirmou que solicitará análise da qualidade dos lotes da Janssen pelo INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) para verificar a estabilidade dos imunobiológicos e se é seguro aplicar essas vacinas.
O VivaBem tentou contato e aguarda resposta do Ministério da Saúde para averiguar o possível problema logístico que causou o congelamento das vacinas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.