Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 27 milhões de brasileiros completam vacinação, 12,76% da população

Pouco mais de 27 milhões de brasileiros já completaram a vacinação contra a covid-19 - Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo
Pouco mais de 27 milhões de brasileiros já completaram a vacinação contra a covid-19 Imagem: Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

03/07/2021 20h02

O Brasil alcançou neste sábado (3) a marca de 27 milhões de pessoas que completaram a vacinação contra a covid-19. No total, 27.011.395 brasileiros receberam a dose de reforço ou a dose única da Janssen, o correspondente a 12,76% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Hoje, há quatro tipos de vacinas contra covid-19 disponíveis no país. Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses para o combate mais eficiente à doença. Já a fabricante da Janssen indica apenas uma dose para que o processo de imunização esteja completo.

Com relação às vacinas que necessitam das duas doses, a primeira delas foi aplicada em 633.960 pessoas entre ontem e hoje no país. Nesta etapa inicial, o total de vacinados chegou a 76.175.303, o equivalente a 35,97% da população nacional. A dose de reforço foi aplicada em outras 99.796 nas últimas 24 horas. No mesmo período, 89.552 brasileiros foram vacinados com a dose única da Janssen.

Amapá, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro não informaram dados atualizados sobre a vacinação até o fechamento do boletim do consórcio de imprensa, às 20h.

O estado de São Paulo se mantém na liderança entre aqueles que, proporcionalmente, mais vacinaram com a primeira dose: 42,85% de seus habitantes.

Em termos percentuais, o Mato Grosso do Sul continua à frente entre os estados com maior percentual de habitantes com vacinação completa: - ou seja, receberam a segunda dose ou a dose única: 20,34% da população local.

Vacinação primeira dose 3/7 - UOL - UOL
Vacinação primeira dose 3/7
Imagem: UOL

Secretário: Caso de vacinas vencidas pode ser 'mero erro de digitação'

O secretário executivo da Saúde, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz, comentou hoje em entrevista à CNN Brasil a denúncia feita pela Folha de São Paulo de que quase 26 mil vacinas vencidas da Oxford/Astrazeneca teriam sido aplicadas no Brasil.

Cruz afirmou que o Ministério da Saúde cobrou esclarecimentos de estados e municípios, reforçando que a pasta faz verificações de validade antes de repassar os lotes de imunizantes, mas argumentou que a informação pode ter sido causada apenas por um erro de digitação no sistema do SUS (Sistema Único de Saúde).

"Importante destacar que o Ministério tem um controle muito rigoroso na distribuição dessas doses, então o ministério não distribui doses que estiverem vencidas. Ele recebe essas doses no centro de distribuição, há um controle rigoroso sobre a validade dessas doses, elas são enviadas aos estados e por sua vez enviadas aos municípios. A gente pediu detalhamento aos municípios para verificar se de fato houve essa aplicação de doses vencidas ou se foi um mero equívoco no preenchimento dos dados no nosso sistema oficial, o DataSUS", declarou o secretário ao canal de TV.

Alguns secretários municipais se manifestaram após a denúncia para negar que tenham usado vacinas vencidas.

Vacinação completa 3/7 - UOL - UOL
Vacinação completa 3/7
Imagem: UOL

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!