Topo

2.500 pessoas são 'vacinadas' com água salgada na Índia; 14 são presos

Seringas tinham água salina em vez de imunizante adequado - SIPHIWE SIBEKO
Seringas tinham água salina em vez de imunizante adequado Imagem: SIPHIWE SIBEKO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/07/2021 14h41Atualizada em 06/07/2021 08h35

Estima-se que 2.500 pessoas foram vacinadas com água salgada em vez de imunizantes contra a covid-19 em Mumbai, na Índia. Segundo o canal News18, afiliada da CNN, o grupo adquiriu as falsas vacinas com uma organização criminosa. Até agora, 14 pessoas foram presas.

Na quinta-feira (1), a polícia de Mumbai solicitou o cancelamento da licença do Shivam Hospital, que possui médicos e outros funcionários envolvidos no esquema. A investigação descobriu que 12 campanhas da falsa vacina com água salina foram feitas entre os dias 25 de maio e 6 de junho.

"Eles estavam usando água salina e injetando-a", disse Vishal Thakur, funcionário do departamento policial local. "Todos os pontos de vacinação falsa que eles fizeram estavam fazendo isso."

Os organizadores do esquema lucraram até US$ 28 mil (cerca de R$ 140 mil) com as vendas dos falsos imunizantes. "Prendemos médicos. Eles estavam usando um hospital que estava produzindo certificados, frascos e seringas falsos", conta Thakur.

As 14 pessoas presas foram detidas pelos crimes de trapaça, tentativa de homicídio culposo, conspiração criminosa e outras acusações, segundo a CNN.

Entre os 2.500 enganados, a maioria pertence a uma comunidade habitacional de Mumbai. "Chegamos a duvidar [das vacinas]. Tivemos que pagar em dinheiro e nenhum de nós apresentou qualquer reação", relata um morador que preferiu não se identificar à reportagem.