Amazonas não registra mortes por covid-19 pela 1ª vez desde abril de 2020
O Amazonas não registrou nenhuma morte por covid-19 pela primeira vez desde 1º de abril de 2020. A informação foi confirmada pelo boletim epidemiológico diário emitido pela FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) do estado no início da noite de hoje.
Os dados são acompanhados diariamente pelo consórcio dos veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, junto às secretarias de saúde dos estados. O consórcio tem os dados desde 18 de março de 2020. Neste mês, o Amazonas só teve óbitos nos dias 24 (1) e 31 (2).
De 2 de abril em diante, apenas dois dias permaneceram zerados nos registros - 25 de junho e 6 de novembro, quando os dados não foram divulgados pela secretaria local.
Os dados não representam quando os óbitos e diagnósticos de fato ocorreram, mas, sim, quando passaram a constar das bases de dados oficiais dos governos.
Em janeiro, o estado passou por uma grave pane no sistema público de saúde, com falta de oxigênio nas redes públicas e privadas, a partir do dia 15. As imagens dos hospitais chocaram o mundo, e o estado bateu o recorde de 2.786 mortes em um mês.
No início de julho, a FVS indicava uma estabilidade com a taxa de transmissão em 0,98 - a cada 100 pessoas doentes, outras 98 são infectadas. As taxas abaixo de 1 indicam queda no número de casos.
Apesar da aparente melhora, o número de casos continua alto - 500 confirmados diariamente. Em média, são 25 hospitalizações por dia, e por isso, o estado permanece com risco moderado para a infecção, e mantém suas restrições de circulação.
Mais de 2,1 milhões de doses da vacina já foram aplicadas no estado, e o governo, que recebeu doses extras no início do ano para acelerar a vacinação, está fazendo campanha para estimular a imunização.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.