MP pede que Guarulhos prenda em flagrante fura-filas da vacinação
O Ministério Público de São Paulo, por meio da Promotoria de Justiça de Guarulhos, orientou ontem que a Prefeitura de Guarulhos prenda em flagrante pessoas que furarem a fila da vacinação ou tentem cometer fraude semelhante.
"Sem prejuízo, a municipalidade deverá orientar os servidores a, em caso de tentativas de fraudes semelhantes, acionar a polícia militar ou a guarda municipal, e efetuar a prisão em flagrante com a imediata condução do infrator à delegacia de polícia mais próxima", diz no ofício o promotor de Justiça Nadim Mazloum.
Guarulhos ainda deve informar ao MP, no prazo de 10 dias úteis, quais providências legais cabíveis estão sendo tomadas "a fim de assegurar o respeito aos interesses sociais em risco".
A recomendação segue denúncia contra a veterinária Jussara Sonner. Na semana passada, ela escreveu nas redes sociais que havia furado a fila de vacina para se imunizar novamente —desta vez, com a vacina de dose única da Janssen numa UBS de Guarulhos.
Jussara foi imunizada em março com duas doses da CoronaVac, também na cidade de Guarulhos. No post, ela diz que não se sentia protegida com a vacina produzida pelo Instituto Butantan e zomba da UBS onde recebeu a 3ª dose.
Fui em um bairro meio que de favela em Guarulhos, onde não havia computadores para verificação online. Uma sorte! Anotaram meus dados numa folha timbrada. Quando cair no sistema será tarde demais.
Jussara Sonner, em comentário num post no Facebook
Uma reportagem do UOL localizou outras publicações de Jussara, que já defendeu o tratamento precoce, que envolve medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19, além de ter feito afirmações contra a "vachina", apelido pejorativo para a Coronavac.
Em outras postagens nas redes sociais, Jussara também se declarou contra o lockdown, afirmando que a medida de isolamento "mata", e teceu críticas a figuras como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), além de mostrar apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.