Cidade de SP começa a vacinar população geral contra a gripe em UBSs e AMAs
A Prefeitura de São Paulo anunciou que a partir de hoje a vacinação contra a gripe (vírus influenza) será realizada nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nas AMAs (Assistência Médica Ambulatorial)/UBSs Integradas, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Anteriormente, a vacinação estava ocorrendo em escolas e equipamentos de ensino em uma rede organizada pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde). Confira essa matéria do VivaBem e saiba a importância de se vacinar contra a gripe.
Estão aptos a receber a vacina toda a população com mais de seis meses de idade, por ordem de chegada. Como não foi atingida a meta de imunização de toda população-alvo, não há nenhum grupo prioritário até o fim dos estoques das doses.
Iniciada em 12 de abril, a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi finalizada na sexta-feira (9) e vacinou 2.460.553 cidadãos contra o vírus influenza, o que representa apenas 51,4% dos grupos prioritários para essa imunização.
Segundo a prefeitura, com a orientação do governo estadual, a cidade prevê concluir a meta de imunizar 4,5 milhões de pessoas contra a influenza.
Os interessados em se vacinar podem conferir a listagem das 468 UBSs do município e das AMAs/UBSs Integradas no site da prefeitura.
Campanha da gripe
A campanha da vacinação contra a gripe foi dividida em três etapas este ano:
- 1ª etapa - de 12/04 a 10/05: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;
- 2ª etapa - de 11/05 a 08/06: idosos e professores;
- 3ª etapa - de 09/06 a 09/07: demais grupos.
Entre os vacinados, os idosos são os que mais se imunizaram nesta campanha. Foram o total de 1.137.420 pessoas vacinadas, representando 57,4% das pessoas com mais de 60 anos moradoras do município.
Confira o número de aplicações da vacina contra a influenza na cidade:
- 419.213 doses em crianças, o que corresponde a 58,4% desta população;
- 90.233 em trabalhadores da educação (57,6%);
- 258.375 em trabalhadores da saúde (50%);
- 57.188 em gestantes (48,1%);
- 19.552 em puérperas (49,6%);
- 2.077 em indígenas (153,9% da estimativa desta população).
Posso tomar a vacina da gripe junto com a vacina contra a covid-19?
Não. Como não existem estudos da aplicação conjunta das duas vacinas, a recomendação do Ministério da Saúde é que exista um intervalo de 14 dias entre a aplicação dos dois imunizantes. "Não há nada dizendo que existe perigo, mas, na ausência de estudos, o mais recomendado é que se respeite esse intervalo entre vacinas", explica Isabella Ballalai, vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).
Segundo ela, a recomendação é que, se existe uma chance de tomar a vacina contra o novo coronavírus em breve, ela seja priorizada. "Mas as duas doenças são graves e podem levar à morte, portanto, é importante que a vacina da gripe seja aplicada após o intervalo indicado", alerta a especialista.
De acordo com a SMS, as pessoas infectadas com a covid-19 no momento ou que tiveram alta da doença em menos de 28 dias também não estão aptas a se vacinar contra a gripe.
Serviço:
- Onde se vacinar? UBSs e AMAs/UBSs Integradas
- Endereço: Veja a listagem dos endereços das 468 UBSs do município e das AMAs/UBSs Integradas
- Dias: Segunda a sexta-feira
- Horários: Das 7h às 19h
- Quem pode se vacinar? Toda a população com mais de seis meses de idade
*Com informações de Danielle Sanches, do VivaBem, em São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.