Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


BH: Vacinação reduz média de idade de internados de 60 para 49 anos

Em BH, 54,9% do público-alvo já recebeu pelo menos a primeira ou a dose única de vacinas contra a covid-19 - iStock
Em BH, 54,9% do público-alvo já recebeu pelo menos a primeira ou a dose única de vacinas contra a covid-19 Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

13/07/2021 19h26

O avanço da vacinação contra a covid-19 em Belo Horizonte fez com que a média de idade dos internados pela doença caísse de 60 para 49 anos. A informação, divulgada pela prefeitura da capital mineira, foi levantada a partir de dados da Central de Internação e do Sistema de Informação do PNI (Plano Nacional de Imunização).

De acordo com os últimos dados do boletim epidemiológico, divulgado hoje, 54,9% do público-alvo já recebeu pelo menos a primeira ou a dose única de imunizantes. Além disso, 20,3% das pessoas elegíveis a receberem a vacina já completaram o esquema vacinal.

Para a prefeitura, a mudança no perfil de internados nos hospitais do município demonstra "a eficácia e a importância da vacinação para controlar a circulação do vírus".

Mais de 465 mil pessoas que têm 60 anos ou mais já foram vacinados com a primeira dose e mais de 339 mil com a segunda. Nesta semana, BH completa o esquema vacinal daqueles que têm entre 62 e 60 anos. Também começam a ser imunizados os moradores da cidade de 42 e 41 anos.

Na capital mineira, 48% das vacinas aplicadas é da CoronaVac e 40% da AstraZeneca. A prefeitura destaca a eficácia e contribuição destes imunizantes para a proteção dos belorizontinos, bem como a necessidade de continuação da imunização "independentemente do imunizante administrado".

A vacina salva vidas. Não é hora de escolher por uma vacina. A Prefeitura tem empreendido todos os esforços para garantir uma vacinação segura e ágil. Se chegou a sua idade, procure um local para se vacinar. Se chegou a hora da segunda dose, não deixe de completar seu esquema vacinal", disse, por meio de nota, o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado.

O secretário ainda destacou que os indicadores epidemiológicos da doença vêm apresentando tendência de queda nas últimas semanas. Atualmente, o índice de transmissão por infectado (RT), está em 1,00, na zona amarela. Também no nível de alerta está a ocupação das UTIs (63,8%) e das enfermarias (52,1%).