Pane elétrica faz cidade do Pará descartar 140 doses de vacina contra covid
Um problema elétrico que atingiu uma unidade de saúde na zona rural de Castanhal (PA) inutilizou 280 doses de vacinas, sendo metade contra a covid-19 e o restante contra a influenza. Enquanto isso a capital do estado, Belém, mantém a suspensão da campanha de imunização contra o novo coronavírus por falta de estoque.
De acordo com a Vigilância Sanitária do município, a pane aconteceu na madrugada da terça-feira na Unidade Básica de Saúde Francisco Correa, localizada às margens da estrada entre os municípios de Castanhal e Curuçá.
Os funcionários demoraram para perceber o problema porque a falta de energia ocorreu somente na sala de vacina. "Só com a chegada de duas funcionárias da manhã é que foi verificado que a geladeira e o ar condicionado da sala, que ficam ligados durante a noite, não estavam funcionando", explicou o coordenador da Vigilância Sanitária, Herlly Eireles.
A suspeita é que tenha ocorrido uma pane elétrica na caixa de energia do prédio. "Verificamos que um dos disjuntores, que é justamente o que abastece a sala, estava desligado. Também não tinha nenhum sinal de arrombamento, mas vamos investigar todas as hipóteses", afirmou o coordenador.
Vacinação suspensa e doses descartadas
As doses que estavam na geladeira eram da AstraZeneca e seriam destinadas para uma semana de vacinação, mas serão descartadas. Na cidade, as pessoas acima de 32 anos estão sendo imunizadas.
"Como não sabemos precisar quanto tempo foi a falta de energia, as vacinas ficam inutilizadas. Elas serão reservadas por um tempo, até o final da apuração, depois descartadas", explicou Eirelles.
Um relatório sobre o fato foi enviado aos órgãos de saúde municipais e estaduais, e a campanha de vacinação foi suspensa neste posto. "Devemos retornar só no final da semana, esse tempo é para apuração dos fatos", previu o coordenador.
A Vigilância Sanitária também estuda a possibilidade de mudar o modelo de vacinação na zona rural para itinerante, com o intuito de evitar situações como a ocorrida em Castanhal.
Falta de energia
Em nota, a concessionária Equatorial Energia Pará, responsável pelo abastecimento no estado, disse que foi detectado uma falha na rede elétrica interna dessa unidade de saúde e que não houve nenhuma ocorrência de falta de energia registrada sobre o caso no seu sistema operacional.
A empresa informou que entrou em contato com a administração municipal para prestar orientações sobre os cuidados com as instalações internas do local.
Vacinação em Belém
A imunização por idade em Belém está parada desde o último sábado (10), sendo limitada apenas à vacinação de grupos prioritários e para a segunda dose. Os últimos vacinados sem comorbidade foram os nascidos nos anos de 1988 e 1989.
A última nota, publicada ontem nas redes sociais da Sesma (Secretaria Municipal de Saúde), informa que não haveria campanha hoje, pois o município aguarda a chegada de novas doses, para retomar o calendário vacinal na capital paraense.
De acordo com a secretaria, Belém aplicou a primeira dose em 670.880 pessoas. Já outras 253.815 receberam a segunda dose.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.