Topo

Vacinas da AstraZeneca aplicadas em SP estavam na validade, diz prefeitura

Prefeitura de São Paulo diz que ninguém foi vacinado com imunizante de Oxford/AstraZeneca fora da validade - WILLIAN MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Prefeitura de São Paulo diz que ninguém foi vacinado com imunizante de Oxford/AstraZeneca fora da validade Imagem: WILLIAN MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para VivaBem, em São Paulo

14/07/2021 19h30

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo informou que nenhuma pessoa na capital foi imunizada com as vacinas de Oxford/AstraZeneca fora da data de validade.

Foram identificadas 968 pessoas vacinadas antes do prazo final de validade dos lotes mostrados pela reportagem da Folha de S.Paulo, que revelou a aplicação de vacinas vencidas pelo Brasil.

Após isso, a pasta acionou as UBS (Unidades Básica de Saúde) onde aconteceram as vacinações para checagem da data de aplicação e das informações registradas no sistema. Foi constatado que apenas houve atraso no cadastro.

De acordo com a prefeitura, a data de validade dos imunizantes passam por tripla checagem: no recebimento, na distribuição e na aplicação, incluindo a apresentação do frasco ao vacinado.