Mulher mostra cisto ovariano gigante em vídeo; há riscos para a saúde?
Em um vídeo que viralizou no TikTok, Raquel Rodriguez, 24, de Minnesota, nos Estados Unidos, brinca que está grávida de nove meses e depois conta que a protuberância na barriga é fruto de um cisto no ovário que ela já vinha acompanhando há cinco anos.
"No início, tinha o tamanho de uma bola de softball e causou alguma preocupação, mas não o suficiente para ter uma remoção feita na época", disse.
Ela acrescentou que checava o tamanho de vez em quando, mas que recentemente, o tamanho aumentou muito.
De acordo com Geraldo Caldeira, ginecologista e obstetra médico do Serviço de Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana, diferentemente dos miomas de útero, os cistos no ovário podem crescer de forma rápida e aumentar consideravelmente de tamanho em poucas semanas.
Tipos de cistos no ovário
Cisto é um termo médico para qualquer coisa que contenha líquido dentro. "Pode ser uma estrutura formada pelo próprio corpo ou por um tumor ou câncer, mas, de maneira geral, o nome prevê um quadro benigno", indica Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein.
Cistos comuns pelo ciclo menstrual
Mulheres que não usam métodos anticoncepcionais, vão, todo mês, produzir um folículo que virará um cisto com um óvulo dentro — que se romperá, e se não for fecundado, dará seguimento ao ciclo menstrual.
Cisto embrionário
É benigno e formado por substâncias que ficam em torno do ovário, como restos celulares e tecidos embrionários.
Neoplasias
Apesar de ser um órgão pequeno, o ovário tem vários tipos celulares diferentes. As neoplasias aparecem quando algum desses componentes celulares passam a crescer inadequadamente.
"Há uma gama muito grande de neoplasias malignas e benignas que podem surgir. Os mais comuns são o cistadenoma mucinoso, que é benigno e o adenocarcinoma mucinoso de ovário, que é maligno e raro", explica Pupo.
Pelo tamanho da protuberância apresentada por Raquel Rodriguez, o médico acredita que pode ser o caso de neoplasia, mas só é possível ter certeza após o cisto ser retirado e passar por uma examinação de patologista por microscópio.
"Na minha experiência profissional já retirei um cisto de 15 kg, mas há relatos na literatura de até 50 kg", conta.
Diagnóstico e tratamento
O melhor exame para observar o cisto é o ultrassom. Quando necessário, o médico pode complementar com ressonância ou outro método que julgar necessário para ver com mais detalhes.
O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico. "Se é um cisto pequeno, indicamos remédio e acompanhamos a evolução da paciente. Se não desinchar e aumentar de tamanho, o ideal é partir para cirurgia", explica Geraldo Caldeira.
Cistos prejudicam a fertilidade?
Em geral, não. Se crescerem demais, pode ser necessário retirar um dos ovários durante a cirurgia, mas ainda assim, as chances de engravidar permaneceriam as mesmas.
A fertilidade só estará comprometida se ambos os ovários estiverem doentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.