RS confirma 1º caso de transmissão comunitária da variante delta no estado
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul confirmou o primeiro caso de transmissão comunitária da variante delta (B.1.617.2) no estado. Identificada pela primeira vez na Índia e com alta velocidade de disseminação, o caso foi informado pelo Centro Estadual no sábado (24).
Segundo o órgão foram identificados três casos de contaminação pela variante delta no estado: os dois primeiros em Gramado, "que possuem vínculo e contraíram a covid-19 no município", e o terceiro em Nova Bassano, em uma pessoa que viajou ao Rio de Janeiro. Até a última quinta-feira, morreram quatro pessoas infectadas com a variante delta do coronavírus no estado do Rio.
"Além deles, o Estado registra outros 11 casos suspeitos: cinco com amostras em análise na Fiocruz (mais um de Gramado, também contactante do primeiro caso confirmado, dois de Sapucaia do Sul, um de Esteio e um de Canoas), e seis amostras que deverão ser enviadas ao laboratório carioca, de residentes de Alvorada, Passo Fundo, Esteio, São José dos Ausentes, mais um de Sapucaia do Sul e Santana do Livramento", informou o centro estadual.
A diretora do Centro Estadual, Cynthia Molina Bastos, reforçou a importância das pessoas se vacinarem contra o novo coronavírus.
"A vacina protege contra essa variante, especialmente após a segunda dose no caso dos imunizantes que precisam de reforço, mas a vacinação não impede que a pessoa se contamine e siga transmitindo o vírus. Por isso é preciso manter todos os cuidados de proteção contra a covid-19 independente de ter tomado a vacina, principalmente quem possui qualquer fator de risco para complicações da doença", declarou a diretora.
Segundo o painel de vacinação do estado, o RS já vacinou 8.811.744 pessoas até hoje. Do total de imunizados, 2.827.283 já completaram o ciclo de imunização com duas doses ou a vacina de dose única.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.