Queiroga diz que aplicação de vacina contra covid pode ser anual
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que trabalha com a possibilidade de a aplicação da vacina contra covid-19 ocorrer anualmente. Em entrevista à CNN Brasil, Queiroga afirmou que o Brasil precisa se preparar para produzir imunizantes e atender essa possível demanda.
"É possível que [a pandemia do novo coronavírus] se torne uma endemia e que tenhamos que vacinar a população brasileira anualmente. Por isso, é necessário fortalecer o nosso complexo industrial da saúde, para que tenhamos condição de produzir vacinas suficientes no Brasil. Não só o IFA nacional, mas também o banco de células", disse.
Em maio, Queiroga já havia admitido a possibilidade de que fosse necessária a aplicação de doses anuais de vacina contra covid-19, mas fez a ressalva de que a "ciência ainda não trouxe todos esses dados".
Desde então, a discussão ganhou força, principalmente depois de o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, dizer há dez dias que a vacinação seria anual e começaria em janeiro.
Em resposta, o Ministério da Saúde disse que "não há evidência científica" sobre a necessidade de uma campanha anual de vacinação contra a covid-19.
Etapas da vacinação
Na mesma entrevista à CNN Brasil, Queiroga disse que o Ministério da Saúde está focado em cumprir as próximas etapas da vacinação, sendo a primeira delas aplicar pelo menos a primeira dose em todos adultos até setembro.
O ministro também comentou a possibilidade de incluir os adolescentes de 12 a 17 anos no PNI (Plano Nacional de Imunização), mas disse que por enquanto o foco é nas pessoas com comorbidade dessa faixa etária.
"Temos que avançar por partes. Até setembro, [teremos] todos acima de 18 anos vacinados e teremos pelo menos 50% acima dos 18 anos vacinados com as duas doses. E depois vamos introduzir de acordo com a comorbidade [em adolescentes], e vamos pensar também no reforço", disse.
Ontem, no Twitter, Queiroga informou no Twitter que adolescentes de 12 a 17 anos serão incluídos no programa de vacinação contra a covid-19 depois que todos os estados receberem doses suficientes para vacinar a população adulta ao menos com a primeira dose.
Até o momento, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou apenas a aplicação da vacina Pfizer para a faixa etária.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.