Após paralisação, cidade do Rio retoma hoje a vacinação contra a covid-19
A cidade do Rio de Janeiro anunciou a retomada hoje da vacinação contra a covid-19 no município após a paralisação da campanha, que começou na sexta-feira (23), em razão da falta de imunizantes. Apesar do retorno, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que, sem o envio de uma nova remessa de doses pelo Ministério da Saúde, as imunizações serão interrompidas novamente no próximo sábado (31) na capital.
"A aplicação da primeira dose contra a covid-19 será retomada nesta quarta-feira. Com a previsão de chegada dos imunizantes, conseguimos reorganizar as datas para vacinar os adultos de 34 e 33 anos ainda esta semana, como previa o calendário inicial", escreveu a prefeitura no Instagram.
Recebem hoje a primeira dose as mulheres de 34 anos, pela manhã, e, na parte da tarde, será a vez dos homens da mesma idade. Amanhã serão as mulheres de 33 anos, mais a repescagem para quem tem 34 anos ou mais, e, na sexta-feira (30), começam a ser imunizados os homens de 33 anos. No sábado (31) a campanha continua para pessoas com mais de 33 anos.
Veja o calendário da vacinação na cidade do Rio nesta semana:
Segundo a prefeitura, a vacinação para a segunda dose continua normalmente ao longo da semana.
Risco de nova paralisação
O secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, disse ontem que sem o envio de uma nova remessa de doses das vacinas contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde, as imunizações poderão ser interrompidas novamente no próximo sábado (31) na capital.
Segundo Soranz, ontem o município recebeu 280 mil doses de vacina, mas a quantidade enviada pela Saúde só suporta quatro dias da campanha de imunização.
A gente recebeu 280 mil doses de vacinas nesse carregamento que foi entregue. Começou a ser distribuído hoje às 11h da manhã. Esse carregamento suporta uma vacinação de quatro dias no Rio de Janeiro. [É preciso que sejam enviadas novas doses], porque se não a gente interrompe de novo no sábado
Daniel Soranz, secretário de Saúde do Rio de Janeiro
Em entrevista à CNN, Soranz afirmou que, mesmo diante da falta de doses, o Rio de Janeiro planeja vacinar todos os adultos até 18 de agosto. "Para isso, é necessário que o ministro regularize as entregas. Logo que receba as vacinas, entregue em 12 ou 24 horas", afirmou o secretário.
A confirmação do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde aconteceu anteontem depois do prefeito do município, Eduardo Paes (PSD), cobrar a pasta para o envio das doses da CoronaVac anunciadas pelo Instituto Butantan como entregues ao PNI (Programa Nacional de Imunizações).
Até o momento, segundo o painel de vacinação da prefeitura, receberam as duas doses ou a dose única 23,7% da população total da cidade, com 1,6 milhão de pessoas. A primeira dose foi aplicada em 56,6% da população, com 3,7 milhões de pessoas imunizadas parcialmente.
*Com informações da Agência Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.