Covid: 43,6 milhões de brasileiros completam vacinação, 20,61% da população
Mais de 43,6 milhões de brasileiros completaram a vacinação contra a covid-19. No total, 43.649.022 pessoas receberam a segunda dose ou a dose única em todo o país, o que representa 20,61% da população nacional. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.
Nas últimas 24 horas, 865.149 pessoas fecharam o ciclo vacinal no Brasil: destas, 838.229 receberam a segunda dose, e outras 26.920, a dose única.
Já a primeira dose foi distribuída para 1.344.195 brasileiros entre ontem e hoje, atingindo um total de 104.049.682 parcialmente imunizados contra a doença —o equivalente a 49,14% da população do país.
No momento, o Brasil conta com quatro vacinas à disposição no combate à covid-19. No caso dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech, a recomendação é para a aplicação de duas doses. Já a fabricante da Janssen indica a necessidade de apenas uma dose de seu imunizante.
Em apenas cinco estados, mais da metade da população já tomou a primeira dose de vacina: São Paulo (59,48%), Rio Grande do Sul (55,35%), Mato Grosso do Sul (51,78%), Paraná (51,45%) e Santa Catarina (51,18%).
Mato Grosso do Sul é o único estado no qual mais de 30% da população completou o ciclo vacinal. No total, 33,92% dos habitantes locais receberam a segunda dose ou a dose única de imunizante.
Doria acusa Saúde de enviar só metade das doses da Pfizer a SP
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), acusou hoje o Ministério da Saúde de enviar apenas 50% do lote de doses da vacina Pfizer/BioNTech programadas para o estado ontem. Segundo ele, a administração estadual recebeu 228 mil doses a menos do que o previsto.
"Aquilo que deveria ter sido entregue, não foi. O número representa 50% a menos do que o governo do estado São Paulo tem o direito regularmente a receber dentro do Programa Nacional de Imunização. [...] É uma decisão arbitrária do Ministério da Saúde e representa quebra do pacto federativo", disse Doria.
O governador também publicou um post nas redes sociais acusando o ministério de boicotar o estado, que está com a vacinação "mais avançada".
Veículos se unem pela informação
Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.
O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.
Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.