Covid: Brasil tem 47,5 milhões com vacinação completa, 22,47% da população
Mais de 47,5 milhões de pessoas completaram a vacinação contra a covid-19. Até o momento, 47.578.372 brasileiros receberam a segunda dose ou a dose única de imunizante contra a doença, o que representa 22,47% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.
Nas últimas 24 horas, a segunda dose de vacina foi aplicada em 667.536 pessoas, enquanto outras 8.416 receberam a dose única. No total, 675.952 brasileiros concluíram o ciclo vacinal neste período.
Até o momento, 110.618.404 brasileiros estão parcialmente imunizados contra a doença, 52,24% da população do país. Entre ontem e hoje, a primeira dose foi distribuída para 1.409.969 pessoas no país.
O Brasil conta com quatro vacinas contra a covid-19 atualmente. Três delas necessitam da aplicação de duas doses, conforme recomendação dada pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. Já a fabricante da Janssen indica apenas uma dose.
Em termos percentuais, o estado de São Paulo permanece na liderança entre aqueles que mais vacinaram sua população com a primeira dose: 63,79% de seus habitantes.
O estado com a maior proporção de habitantes que completaram a vacinação contra a covid-19 continua sendo Mato Grosso do Sul: 36,47% da população local.
SP: Nunes diz esperar que 100% dos adultos estejam vacinados até domingo
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse hoje, em entrevista ao UOL News, que espera que toda a população com mais de 18 anos esteja vacinada contra a covid-19 com a 1ª dose até o final de domingo (15). Nunes também afirmou que a expectativa é que todos os paulistanos com mais de 18 anos estejam completamente imunizados até o dia 15 de novembro.
A fala do prefeito ocorreu após o anúncio, na manhã de hoje, da "Virada da Vacina" na capital paulista. Em ação inédita, haverá 34 horas de imunização, começando na manhã de sábado (14) e avançando pela madrugada, até as 17h de domingo (15). Veja todos os detalhes do evento e onde se vacinar aqui.
"A gente está aqui trabalhando com o pessoal da [Secretaria da] Cultura, como é um dia muito importante de festa, de ter ali [nos locais de vacinação] DJs. De tentar fazer algo atrativo para os jovens para a gente poder — durante essas 34 horas diretas — fazer com que seja diluído, não tenha fila e todo mundo possa se vacinar, chegando no final de domingo com 100% da população da cidade de São Paulo, com mais de 18 anos, vacinada."
Veículos se unem pela informação
Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.
O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.
Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.