Topo

Engano faz pessoas receberem vacina de tétano em vez de covid-19 no Paraná

Indivíduos já foram comunicados e poderão tomar a vacina correta em 14 dias - iStock
Indivíduos já foram comunicados e poderão tomar a vacina correta em 14 dias Imagem: iStock

Anna Satie

Do VivaBem, em São Paulo

13/08/2021 16h05

A Secretaria Municipal de Sarandi, no Paraná (419 km de Curitiba), comunicou hoje que 23 pessoas receberam, por engano, a vacina contra tétano quando foram se imunizar contra covid-19.

Segundo a coordenadora municipal de imunização, Simone Klaus Moreira, as aplicações aconteceram na última quarta-feira (11) e os afetados já foram comunicados e orientados individualmente. Eles poderão retornar para receber o imunizante correto 14 dias após o ocorrido, ou seja, no dia 25.

Segundo Moreira, a equipe do município redobrou os cuidados para prevenção de erro e dano ao paciente. Os casos também estão sendo monitorados pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.

Em nota, a coordenadora pediu a compreensão da comunidade, devido ao número de pessoas atendidas diariamente. "O município de Sarandi possui uma equipe técnica capacitada e comprometida para dar segurança ao indivíduo no processo de imunização e se solidariza com os usuários envolvidos", disse.

Segundo o boletim mais recente, a cidade já aplicou 66.009 doses da vacina contra covid-19 —dessas, 50.248 são a primeira dose e 15.761, a segunda.