Topo

Rio: Paes divulga novo calendário de vacinação contra covid-19; veja datas

Calendário prevê vacinação da população até 18 anos - iStock
Calendário prevê vacinação da população até 18 anos Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

13/08/2021 17h58

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou hoje o novo calendário de vacinação contra a covid-19 para a próxima semana. A previsão é de que a semana comece com a imunização de pessoas de 22 anos e termine, na sexta-feira (20), com o público de 18 anos.

Em uma publicação nas redes sociais, o prefeito agradeceu ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pelas doses entregues hoje. Paes também disse esperar mais doses no fim de semana.

Nessa semana, a aplicação de primeiras doses na capital foi interrompida por dois dias por falta de vacinas. A campanha foi retomada hoje.

Em participação no UOL Entrevista de hoje, Eduardo Paes (PSD) disse que falta agilidade do Ministério da Saúde na distribuição de vacinas aos estados. O prefeito afirmou que em uma situação como essa, "de guerra", é preciso acelerar os processos.

"A gente não trata essa vacinação como tratamos todo ano a da gripe. Tratamos como uma operação de guerra permanentemente atento e agilizando processos", afirmou.

Com falhas de distribuição, a pasta tem hoje cerca de 7,9 milhões de doses estocadas, segundo o painel "Quantas doses?", do analista de dados Apolinário Passos.

Paes também defendeu a aplicação de uma terceira dose da vacina contra covid-19 porque isso "já está acontecendo em diversos países". Mas lembrou que, para fazer isso, é preciso aval do Ministério da Saúde.

Calendário dos próximos dias:

  • Sábado (14): pessoas de 23 anos;
  • Segunda-feira (16): pessoas de 22 anos;
  • Terça-feira (17): pessoas de 21 anos;
  • Quarta-feira (18): pessoas de 20 anos;
  • Quinta-feira (19): pessoas de 19 anos;
  • Sexta-feira (20): pessoas de 18 anos;
Excepcionalmente, neste sábado (14), os postos de vacinação vão funcionar de 8h às 17h. Mulheres devem comparecer, preferencialmente, na parte da manhã, e homens, à tarde.