Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


DF antecipa segunda dose da Pfizer para quem a tomaria até 3 de setembro

Medida pode adiantar a conclusão do esquema vacinal em até uma semana para quem recebeu a primeira dose da Pfizer - Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
Medida pode adiantar a conclusão do esquema vacinal em até uma semana para quem recebeu a primeira dose da Pfizer Imagem: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

De VivaBem, em São Paulo

23/08/2021 16h31Atualizada em 23/08/2021 16h55

O governo do Distrito Federal resolveu antecipar a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 da Pfizer para quem a tomaria até 3 de setembro.

Agora, moradores do DF que se enquadrem no grupo alvo do adiantamento poderão, a partir da próxima quinta-feira (26), procurar postos de vacinação para receber a segunda dose da Pfizer.

A medida foi anunciada hoje pelo secretário-chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, em entrevista coletiva. Segundo ele, a decisão foi possível após a chega de novas doses do imunizante contra o novo coronavírus.

"Essa antecipação é mais uma forma de incentivo para que as pessoas busquem a imunização com as duas doses. É só com isso que o ciclo de imunização estará fechado e a gente vai poder avançar no retorno à normalidade da melhor forma e mais rápido possível", disse.

O DF já havia adiantado a aplicação da segunda dose da AstraZeneca para os brasilienses que estavam com previsão de completar o esquema vacinal até 31 de agosto. Desde a última quinta-feira (19), pessoas nesse grupo já podem se dirigir aos postos para receber o imunizante.

Originalmente, na bula, a recomendação é para que o reforço do imunizante da Pfizer seja aplicado em um intervalo de 21 dias. O Ministério da Saúde, porém, adota um prazo de três meses.

O aumento no intervalo foi acordado entre a pasta e a farmacêutica para acelerar a aplicação da primeira dose. Agora, porém, o Ministério da Saúde já discute adotar o reforço em até 21 dias.