EUA dá autorização para uso definitivo da vacina da Pfizer contra covid-19
A agência sanitária dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) oficializou hoje a autorização para o uso definitivo da vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo consórcio Pfizer/BioNTech.
Até então, o imunizante do laboratório alemão e da multinacional americana vinha sendo usado nos EUA com uma permissão emergencial.
A autorização dada pela FDA vale para aplicação da vacina em pessoas com 16 anos ou mais e chega no momento em que a campanha de imunização contra a covid-19 dá sinais de estagnação no país.
A vacina é a primeiro contra a doença com aval completo da agência americana. A decisão reforça o endosso à eficácia e à segurança do imunizante e abre caminho para a comercialização mais ampla da mercadoria. O produto passará a ser vendido sob o nome de Comirnaty.
"A aprovação dessa vacina pela FDA é um marco, enquanto continuamos batalhando contra a pandemia", disse a comissária da agência, Janet Woodcock, em declaração à imprensa.
"Enquanto milhões de pessoas já tomaram vacinas anti-Covid, reconhecemos que, para alguns, a aprovação da FDA pode dar mais confiança para se imunizar", acrescentou.
A FDA reiterou que o imunizante ainda tem autorização emergencial para adolescentes entre 12 e 15 anos, assim como as vacinas da Moderna e da Janssen.
De acordo com o portal Our World in Data, cerca de 60% da população dos Estados Unidos tomou ao menos uma dose de vacinas contra o novo coronavírus, número equivalente ao do Brasil, que começou sua campanha quase dois meses depois.
(*Com informações da Ansa e do Estadão Conteúdo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.