Topo

Anvisa aprova uso emergencial de novo medicamento contra a covid-19

Injetável e de uso restrito a hospitais, o Sotrovimabe é indicado para casos leves e moderados da Covid-19 - iStock
Injetável e de uso restrito a hospitais, o Sotrovimabe é indicado para casos leves e moderados da Covid-19 Imagem: iStock

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/09/2021 16h39Atualizada em 08/09/2021 20h04

A Anvisa aprovou hoje o uso emergencial do remédio Sotrovimabe, novo medicamento contra a covid-19. Esse é o quinto remédio autorizado pela agência para o tratamento da doença, sendo o quarto a receber permissão em caráter emergencial.

Injetável e de uso restrito a hospitais, o Sotrovimabe é indicado para casos leves e moderados da covid-19. Ele atua contra a proteína spike do Sars-CoV-2 , bloqueando a entrada do vírus nas células humanas. Sua tecnologia, segundo a Anvisa, cria uma barreira para a seleção de variantes resistentes e permite que o medicamento mantenha sua atividade contra cepas mutantes do coronavírus.

A diretora da Anvisa, Meiruze Freitas, disse que a autorização do remédio amplia as opções opções terapêuticas contra a covid-19, em especial aquelas capazes de de atuar contra as novas variantes do vírus. "Esperamos que o uso desse medicamento reduza a necessidade de hospitalização em pacientes com covid-19 leve e moderado", acrescentou.

O pedido de autorização emergencial do uso do Sotrovimabe foi feito em julho pela empresa GlaxoSmithKline. No cenário internacional, a agência reguladora dos EUA (a FDA, ou Food and Drug Administration) já haviam autorizado a utilização do medicamento, assim como a agência canadense (Health Canada). Já a Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency) emitiu parecer científico apoiando o uso do Sotrovimabe como uma opção de tratamento para a covid-19.