Rio inicia aplicação da dose de reforço e interrompe vacinação de jovens
A cidade do Rio de Janeiro inicia hoje a aplicação da dose de reforço da vacina contra o novo coronavírus em idosos a partir de 95 anos. Até sexta-feira, 17, a terceira dose será aplicada em pessoas com 90 anos ou mais, sendo cada dia da semana reservado para uma faixa etária, de acordo com calendário divulgado pela Prefeitura do Rio (veja mais abaixo).
Na última semana, o município vacinou com a terceira dose apenas idosos que estavam em instituições de longa permanência, como asilos. De acordo com a prefeitura, foram aplicadas 6.464 doses neste grupo.
Apesar de avançar na aplicação da terceira dose, a cidade suspendeu a vacinação de adolescentes por causa da falta de vacinas. O último grupo de jovens imunizados na capital fluminense foi o de 15 anos, no sábado, 11. Esta foi a segunda interrupção em poucos dias, já que na semana passada início do mês a cidade chegou a paralisar a vacinação de adolescentes a partir de 16 anos, pelo mesmo motivo.
A Prefeitura do Rio avisa que retomará a vacinação dos jovens assim que receber novas doses do Ministério da Saúde, "o que está previsto para acontecer entre segunda e terça-feira, sendo possível retomar este calendário na quarta-feira, 15".
Com as doses em estoque, além da aplicação do reforço, o Rio fará nesta semana a vacinação da segunda dose e a repescagem para os seguintes grupos:
- pessoas com 23 anos ou mais
- gestantes
- puérperas
- lactantes
- Pessoas com Deficiência (PcD) com 12 anos
Dose de reforço
- Segunda: 95 anos
- Terça: 94 anos
- Quarta: 93 anos
- Quinta: 92 anos
- Sexta: 91 anos
- Sábado: 90 anos
Para receber a dose de reforço, o idoso deve ter sido vacinado com a segunda dose há pelo menos três meses.
Mais de 8 milhões de doses aplicadas
De acordo com a Prefeitura do Rio, até o momento a cidade aplicou 8.254.865 de vacinas contra a Covid-19, dentre a primeira, segunda, dose única e dose de reforço. Isso representa 52,2% dos cariocas acima de 12 anos com as duas doses ou a dose única.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.