Uma em cada quatro doses de vacina de covid aplicadas no mundo é CoronaVac
Um estudo mostrou que uma em cada quatro doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas no mundo é CoronaVac. O imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan representaria atualmente 25,7% da produção total, com cerca de 1,71 bilhão de doses produzidas de janeiro a setembro de 2021.
O levantamento foi feito pela empresa britânica de informação e análise Airfinity, e divulgado pela IFPMA (Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas). O objetivo era estimar a produção total de vacinas neste ano e a análise usou dados de produção das fábricas de vacinas a partir de uma base diária e semanal.
Ao todo, o Butantan já encaminhou mais de 94 milhões de doses de CoronaVac ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde. Com isso, esse é o segundo país que mais usa vacinas produzidas a partir da tecnologia do vírus inativado, ficando atrás apenas da Indonésia, que já recebeu 186 milhões de doses, conforme dados do China Covid-19 Vaccine Tracker.
Conforme o estudo, a quantidade de imunizantes produzidos entre janeiro e setembro, em 2021, deve ultrapassar a marca de 7,5 bilhões de doses. A expectativa da Airfinity é que o número acumulado encerre o ano em 12,2 bilhões de doses.
Até o momento, foram fabricadas 6,64 bilhões, com cinco vacinas respondendo por 94,5 % do total. Além da CoronaVac (1,71 bilhão), em segundo lugar fica a Pfizer, com 1,41 bilhão de doses ou 21,2 %, seguida pela também chinesa Sinopharm, com 1,39 bilhão de doses ou 20,9 %, e em quarto lugar a AstraZeneca/Oxford, com 1,29 bilhão de doses ou 19,5 %. Na quinta posição fica a Moderna, com 470,3 milhões de doses ou 7 %.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.