Marieta Severo sofreu perda de memória após ter covid-19; por que acontece?
Durante um bate-papo no podcast 'Novela das 9', a atriz Marieta Severo, que atuará na produção Um lugar ao sol, contou que segue sofrendo das sequelas causadas pela covid-19 mesmo meses após sua recuperação.
'Fiquei com muita fadiga e com problemas de lapso de memória. Eu tenho uma neta de 18 anos que teve duas vezes, e ela me falava disso. A Andréia Horta também. Nós duas tivemos juntas, então quando voltamos a gravar, foi um apoio muito grande uma para a outra', disse.
Por que algumas pessoas que tiveram covid-19 sofrem de lapsos de memória?
De acordo com o neurocirurgião Feres Chaddad, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), os efeitos na memória são causados quando o vírus chega ao cérebro, e isso pode acontecer de duas maneiras diferentes.
"O Sars-CoV-2 pode entrar pelo nariz e a via olfatória, por onde ele passa, permite que o vírus chegue diretamente no hipocampo, região do lobo temporal", explica o médico.
E é o hipocampo a parte do cérebro responsável por criar memórias de curta duração. Uma vez ali, o coronavírus altera a função de células, causando mudanças especialmente nas memórias menos antigas.
Outra maneira que o vírus usa para chegar à região, explica Chaddad, é pela corrente sanguínea, e pode causar os mesmos efeitos.
A memória volta a ser como era antes?
"O que recomendamos é a reabilitação do paciente [cada caso é analisado individualmente], mas ainda não sabemos se a memória volta completamente. É uma doença muito nova para estimar o tempo ou a porcentagem de recuperação", aponta o neurocirurgião.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.