Anvisa decide ampliar para 6 meses prazo de validade da vacina da Janssen
De forma remota, a diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a extensão do prazo de validade da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Johnson & Johnson. A decisão foi unânime e elevou o prazo de quatro meses e meio para seis meses.
A alteração do prazo de validade foi solicitada pela empresa no dia 15 de setembro. No Brasil, o imunizante está autorizado para o uso emergencial desde 31 de março deste ano.
Segundo a Anvisa, em nota enviada à imprensa, a aprovação foi baseada em uma "criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos que demonstrou que a vacina se manteve estável pelo período de seis meses".
"Ressalto que, de acordo com o relatório técnico, a empresa já possui dados de estabilidade de 6 meses para pelo menos 3 lotes comerciais na apresentação multidose. Todos os parâmetros avaliados permaneceram dentro de especificação pelos tempos verificados até o momento, sem a observação de tendência de queda indicativa de degradação", diz um dos trechos da decisão.
Ainda segundo o documento que concedeu a autorização pela Anvisa, o imunizante, que é fabricada com o uso do chamado adenovírus, chegou a ser modificado para produzir uma "resposta imunológica" contra a Covid-19, sem "causar sintomas de resfriado".
"Depois que uma pessoa recebe essa vacina, o corpo pode produzir temporariamente a proteína spike, que não causa doença, mas ativa o sistema imunológico para aprender a reagir defensivamente, produzindo uma resposta imunológica contra o SARS-CoV-2", explica a agência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.