Cientistas criam chiclete que diminui a transmissão do coronavírus
Cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, criaram um chiclete que diminui a transmissão do coronavírus, causador da covid-19, pela fala, tosse e respiração. Os resultados da pesquisa foram publicados no jornal científico Molecular Therapy.
No experimento, pacientes com covid-19 mascaram a goma, que tinha cópias da proteína ACE2. Essa enzima, expressa na superfície das células, atua como um receptor, podendo também reter a entrada do coronavírus.
Após análise da saliva dos pacientes, os pesquisadores descobriram que as partículas do coronavírus grudaram no doce, com diminuição de 95% na carga viral. A mastigação, segundo a equipe, não danificou as moléculas da proteína.
A goma de mascar contra a covid tem o mesmo sabor de um chiclete normal e pode ficar armazenada por anos, sem prejuízo. Como reduz a carga viral na saliva, poderia ser usada em países onde as vacinas ainda não estão disponíveis, ou como coadjuvante das medidas preventivas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.