Covid: Butantan encontra 2 novas linhagens derivadas da delta em São Paulo
Pesquisadores do Instituto Butantan e colaboradores descobriram duas novas linhagens da covid-19 derivadas da variante delta em São Paulo. A conclusão aparece em um estudo preliminar publicado hoje.
Essas mutações não têm ligação com a variante ômicron, detectada pela primeira vez na África do Sul na semana passada.
Segundo os cientistas, provavelmente essas linhagens se originaram no Brasil. Entretanto, ainda não se sabe como elas se disseminaram no estado de São Paulo e o potencial impacto delas no processo de vacinação.
Até o momento, mais de 120 variações da mutação delta, que é predominante no país, foram registradas. Para os cientistas, que a cepa tenha se espalhado pelo país sem um crescimento exponencial no número de novos casos, mostra a eficácia da campanha de imunização contra covid-19.
Até ontem, 133,1 milhões de brasileiros já haviam recebido as duas doses da vacina contra covid-19 —o equivalente a 62,44% da população.
Os autores apontam que a descoberta dessas novas linhagens mostra a necessidade de monitorar o perfil genético do vírus e a mutações sofridas por ele, que tem o potencial de impactar a eficácia da vacinação e as políticas de saúde pública.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.