Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Rinoplastia: entenda o pós-operatório da cirurgia feita por Pabllo Vittar

Pabllo Vittar aparece com rosto inchado e roxo no Instagram - Reprodução/Instagram
Pabllo Vittar aparece com rosto inchado e roxo no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Do VivaBem, em São Paulo

18/12/2021 09h52

A cantora Pabllo Vittar, 28 anos, exibiu o nariz todo cheio de curativos e o rosto inchado e roxo no Instagram. Depois das especulações dos fãs, Pabllo confirmou que fez uma rinoplastia.

A intervenção é considerada uma das práticas mais complexas da cirurgia plástica, mesmo quando realizada por um médico experiente. A razão para isso é que cada nariz é único, e não existe um padrão que sirva para todos.

Além disso, a obtenção de resultados consistentes depende de fatores como variações anatômicas internas, tecidos, cicatrização, entre outros.

Apesar disso, os especialistas garantem que quando a cirurgia é bem indicada, as expectativas são realistas e há paciência em respeitar todos os tempos e passos da recuperação, a recompensa é um resultado favorável.

O que esperar do pós-operatório da rinoplastia?

Nos primeiros dias do pós-operatório, é comum sentir uma sensação de peso, ter inchaço, além de dificuldade respiratória porque as regiões por onde o ar passa foram manipuladas. A boa notícia é que esse mal-estar é transitório. Em 2 ou 3 dias já será possível observar alguma melhora. E passada 1 semana —quando haverá a retirada dos pontos— o bem-estar geral será notório.

Geralmente não há queixa de dor no pós-operatório, mesmo quando há necessidade de fratura óssea. Isso porque o nariz permanece estabilizado pelos curativos e o paciente estará medicado com analgésico e anti-inflamatório.

Muitos médicos adotam o esquema de retorno após 1 ou 2 semanas da intervenção para avaliação geral, e também no 30º dia posterior ao evento, quando poderão ser visualizados os primeiros resultados da intervenção, mas serão melhor observados somente após 6 meses.

Saiba como colaborar com a recuperação

A melhor forma de garantir um pós-operatório tranquilo é acatar as recomendações de seu médico, especialmente evitando todo tipo de esforço físico nos primeiros 7 dias seguintes à cirurgia —e isso inclui pegar crianças no colo e levantar peso. A medida previne o sangramento. Exercícios físicos também entram nessa lista. Na maioria das vezes é preciso esperar 2 semanas para retomá-los.

Outra medida importante é evitar a exposição ao sol, considerada prejudicial para cicatrizes recentes e pode deixá-las pigmentadas. Caso tenha de sair de casa, use filtro solar e chapéu. Praia e piscina estão proibidas até que seu médico o libere.

A depender do tipo de atividade profissional, a volta ao trabalho pode se dar no dia seguinte, caso você trabalhe em esquema de home office e não se incomode em se expor nas telas com curativo e hematomas.

*Com informações da reportagem de Cristina Almeida, publicada em 19/10/21.