Acupuntura para atletas: prática minimiza dores e ajuda na performance
Quem pratica atividade física regularmente está sempre em busca de opções que ajudam a minimizar as dores pós-exercício (ou de uma lesão) e permitem voltar a treinar de forma intensa mais rapidamente, favorecendo o ganho de desempenho. E um dos métodos que pode contribuir com isso é a acupuntura.
"A técnica milenar chinesa estimula a liberação de substâncias no organismo como a serotonina, a endorfina e a norepinefrina, que aliviam dores, reduzem inflamações e melhoram a recuperação muscular", explica Antonio Maciel, presidente do Colégio Médico de Acupuntura de Sergipe.
Há evidências científicas de que a prática influencia no sistema regulatório da dor e altera a percepção das informações de desconforto enviadas ao sistema nervoso central —ou seja, faz com que você se torne mais tolerante ao desconforto muscular e à fadiga.
"Os antigos mestres de artes marciais chinesas também eram especialistas em medicina tradicional do país e já utilizavam a acupuntura há mais de três mil anos, durante e depois de longos combates, para aumentar a resistência dos lutadores", conta Marcus Yu Bin Pai, fisiatra e médico especialista em dor e acupuntura, pesquisador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).
Ganho de força, resistência e potência
Além de estimular a produção de substâncias que aliviam dores e geram bem-estar, a aplicação das agulhas melhora a circulação sanguínea, fazendo com que os músculos recebam maior aporte de oxigênio e nutrientes —que servem de combustível para o exercício—, além de substâncias importantes para a recuperação após a atividade física.
As agulhas ainda ajudam a desativar pontos de tensão na fáscia (tecido que recobre o músculo), que geram rigidez e dor muscular, muitas vezes prejudicando a mobilidade do atleta.
Atualmente, não faltam estudos que mostram os benefícios da acupuntura para quem se exercita. Um deles foi publicado no periódico científico European Journal of Applied Physiology e analisou praticantes de musculação. Os resultados apontaram que combinar a realização de exercícios com peso e sessões de acupuntura contribuiu para o aumento de força, tônus e resistência muscular.
Outro trabalho, realizado por especialistas da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e publicado na revista científica Fitness and Performance Journal, analisou velocistas de alto rendimento e concluiu que, com a acupuntura, os corredores de curta distância apresentaram melhora na velocidade e na explosão.
Já um teste feito com ratos no Instituto de Pesquisa de Neurociência da Faculdade Nacional de Medicina da Coreia mostrou que a aplicação da técnica aumentou significativamente o tempo que os animais levavam para chegar à exaustão as se exercitarem.
Disposição em alta
Uma análise feita na pós-graduação em acupuntura do Centro de Estudos de Terapias Naturais, em São Paulo, mostrou que a prática proporcionou benefícios significativos tanto durante a atividade física como na recuperação muscular após um esforço muito grande. Também contribuiu para o aumento da disposição e bem-estar no dia a dia, o que desencadeou em um ganho de desempenho na hora de suar a camisa.
Ainda no quesito disposição, além de dar um gás extra, o método ajuda a minimizar problemas que podem diminuir a energia, como a ansiedade, o estresse e a insônia. "Por essas razões, a acupuntura é muito usada por atletas, principalmente em competições esportivos que exigem o máximo, como os Jogos Olímpicos", diz Antonio Maciel.
Tendo tudo isso em vista, fica claro que a acupuntura gera benefícios para o corpo como um todo. "Ela estimula a homeostase, ou seja, a tendência natural do organismo de autorregular-se e reequilibrar-se para uma condição geral de harmonia física, mental, emocional e energética", explica Mário Sergio Rossi Vieira, médico especialista em fisiatria, medicina esportiva e acupuntura, professor nas disciplinas de acupuntura médica e fisiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.