Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Quais são os riscos de um edema cerebral, como o do cantor Maurílio?

Adilson Cruz/Instagram @mauriliolem
Imagem: Adilson Cruz/Instagram @mauriliolem

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

21/12/2021 13h48

Internado desde a última terça-feira (14), o cantor Maurílio, da dupla com Luiza, foi diagnosticado, agora, com edema cerebral. Hoje ele foi transferido de hospital, mas segue em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Anteriormente, ele também teve tromboembolismo pulmonar após sofrer três paradas cardíacas e ficar em estado gravíssimo.

De acordo com o boletim médico divulgado nesta terça-feira (21), o sertanejo realizou uma tomografia de crânio ontem e "foi evidenciada inflamação e edema no sistema nervoso central". Segundo o médico responsável, Wandervan Azevedo, o quadro é grave, mas Maurílio segue recebendo tratamento.

O que é um inchaço (edema) cerebral?

É o aumento de volume do encéfalo (cérebro) causado pelo acúmulo de líquido na região. Feres Chaddad, professor e chefe da disciplina de neurocirurgia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e chefe da neurocirurgia da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que o crânio (caixa óssea) é uma estrutura que não se movimenta, não cresce e nem diminui no indivíduo adulto.

"E, nesse caso, como o cérebro aumenta de tamanho e o crânio não se expande, há um aumento da pressão intracraniana que pode levar o indivíduo a morte. É uma situação que pode ser reversível ou irreversível", diz.

Quais circunstâncias podem levar ao quadro?

  • AVC (Acidente Vascular Cerebral);
  • Traumatismo cranioencefálico;
  • Ruptura de aneurisma cerebral;
  • Tumor cerebral;
  • Parada cardíaca.

Quais são os riscos?

O primeiro risco é o de morte, pois trata-se de um quadro grave. Depois, o paciente pode ficar com sequelas cognitivas, que envolvem a dificuldade de memória, compreensão, distúrbios de comportamento, além de sequelas sensitivas, que vão desde perdas ou alterações visuais a diminuição da sensibilidade de um lado do corpo.

Embora seja um quadro grave é possível que o paciente se recupere completamente após o tratamento em uma UTI. "Quando o paciente tem um movimento de tosse, vômito ou apresenta uma respiração espontânea, apesar de estar intubado, são sinais de que ele está respondendo a terapia", conclui Chaddad.