Butantan: Vacina pode oferecer 'proteção cruzada' contra variante da gripe
Ainda que a variante darwin, que está causando um surto de gripe no Brasil, não esteja incluída na composição da vacina atualmente disponível na rede pública de saúde contra a influenza, o imunizante é capaz de oferecer "proteção cruzada" contra ela.
A afirmação é do Instituto Butantan, produtor da vacina distribuída para o SUS (Sistema Único de Saúde) pelo Ministério da Saúde, que adquire as doses contra a gripe.
Segundo o Butantan, a "proteção cruzada" ocorre "quando o imunizante foca em neutralizar um vírus, mas consegue neutralizar outro" — no caso, a variante darwin, uma mutação do H3N2, subtipo da influenza que está incluído na composição da atual vacina.
"As cepas da influenza são parentes, têm mudanças na estrutura viral, nos aminoácidos, mas têm partes do vírus que são as mesmas", explica Ricardo Oliveira, diretor de Produção do instituto, em nota.
A "proteção cruzada" foi observada em testes in vitro — primeira fase de uma pesquisa, feita em laboratório — realizados pelo instituto, de acordo o diretor.
A atual vacina contra a gripe confere proteção contra a influenza B e dois subtipos da influenza A: o H1N1 — o mesmo que causou a pandemia gripal em 2009 — e o H3N2 — que tem semelhanças estruturais com a darwin, já que a variante derivou dele.
"A atual vacina funciona e protege contra a darwin. Mesmo que não seja a melhor resposta de proteção, vai trazer, sim, uma proteção para a população", defende Ricardo Oliveira, ressaltando, porém, que o imunizante não é tão efetivo contra a nova variante.
Ainda assim, atualmente, o Instituto Butantan está desenvolvendo uma nova versão da vacina contra a gripe — que inclui a darwin na composição, fornecendo proteção efetiva contra a variante.
"Na primeira quinzena de fevereiro, está previsto o início das formulações e do envase [da vacina]", segundo Ricardo Oliveira, que prevê as doses começando a serem distribuídas a partir de março de 2022.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.