Pesquisa: quase metade das mulheres suporta desconforto durante sexo
Um arranhão, um puxão, uma dor, uma pontada repentina —se você sentir isso durante o sexo, o que você faz?Para muitas mulheres, a resposta é simples: apenas aguente. Muitas mulheres creem que o desconforto e a dor são uma parte padrão do sexo.
De fato, uma nova pesquisa da Durex —marca de camisinhas—, feita com 2.000 mulheres no fim de 2021, descobriu que 45% das mulheres aceitam o desconforto sexual porque realmente não sabem o que é normal quando se trata de seu corpo —e uma em cada seis diz que suporta esse desconforto 'frequentemente' ou 'todo o tempo'.
Quando temos experiências sexuais ruins, não identificamos problemas e não procuramos ajuda para resolvê-los, muitas vezes por vergonha ou por achar que é normal —e muitos problemas comuns podem ser facilmente tratados.
Lindsay Forbes, gerente da categoria de bem-estar da Durex, diz: "Conhecer seu corpo e o que é e o que não é normal é uma parte fundamental para poder desfrutar do sexo. Muitas mulheres estão tendo experiências sexuais menos do que satisfatórias porque não sabem por que podem sentir desconforto, não se sentem confiantes em saber o que fazer sobre isso e, portanto, apenas toleram".
Listamos abaixo algumas causas comuns de desconforto sexual:
Secura vaginal: a falta de umidade pode ser causada pelo período do ciclo menstrual, alterações hormonais e falta de excitação, mas a boa notícia é que existe uma solução muito simples: lubrificante.
Falta de excitação: se você está correndo direto para a penetração e sentindo desconforto ao fazê-lo, é provável que você não esteja totalmente relaxado e excitado. Certifique-se de gastar bastante tempo nas preliminares e fazendo coisas que lhe agradam.
Infecções: algumas ISTs, como clamídia, gonorreia ou herpes genital, podem causar dor e coceira. Se você sentir dor durante o sexo e achar que pode ser uma infecção, converse com seu médico.
Irritação: vários tipos de coisas podem causar irritação, o que torna o sexo desconfortável. Você depilou sua região pubiana recentemente? Usou um novo gel de banho? Está vestindo roupas íntimas de tecido ruim? Verifique seus hábitos de vida e veja se você pode descobrir o que está perturbando sua vulva e vagina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.