É normal fazer um pouco de força quando se está terminando de fazer xixi?
Resumo da notícia
- Não é normal. O certo é que a bexiga se esvazie por completo sem nenhum esforço
- Há diversas causas, como crescimento da próstata, cálculos na bexiga, doenças neurológicas e o uso de alguns medicamentos
- É importante buscar ajuda de um médico urologista para investigar o que pode estar causando o sintoma
Não. O correto é o esvaziamento completo da bexiga sem esforço. Por isso, neste caso, é importante marcar uma consulta com um médico urologista para melhor avaliação desse sintoma. Inúmeras situações podem levar a quadros assim, dependendo da idade e do gênero. Entre as mais frequentes está o crescimento da próstata (hiperplasia prostática benigna), cálculos na bexiga, doenças neurológicas e também o uso de determinados medicamentos. Na mulher, esse esforço é mais comum na terceira idade, quando se desenvolve uma queda de bexiga, o que muda a angulação do órgão com a uretra, dificultando a saída "natural" da urina.
É de extrema importância buscar a ajuda de um especialista porque o esforço repetitivo da bexiga por longos períodos pode comprometer o funcionamento da musculatura do órgão urinário. Além disso, em casos mais extremos, pode levar a uma perda da função total da bexiga, comprometendo a contratilidade e capacidade de esvaziar a urina, levando o paciente a necessitar o uso de sonda vesical para retirar totalmente o xixi.
A sensação de não esvaziar a bexiga é um sintoma do órgão alertando que algo não está adequado. Dependendo da causa, por exemplo em quadros obstrutivos como num estreitamento da uretra, a retenção dessa urina que não consegue ser esvaziada pode levar a um quadro de incontinência urinária paradoxal. A bexiga enche tanto que acaba esvaziando de maneira abrupta e fora do controle.
Localizada na parte inferior do abdome, a bexiga é responsável por armazenar e eliminar a urina que foi produzida pelos rins. Em adultos, o órgão é capaz de guardar em torno de 700 ml a 800 ml do líquido. E é na saída da bexiga que está o esfíncter interno, músculo que se contrai involuntariamente para a saída da urina. Neste caso, não há problema, pois é uma ação natural do corpo humano. Como dito, o alerta se dá quando a pessoa faz o esforço para que o xixi saia por completo.
Fontes: Fernando Leão, médico urologista e cirurgião robótico do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo e Goiânia; José Hipólito Dantas, médico urologista e chefe da unidade de transplante do HUOL/UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) que faz parte da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Rafael Foinquinos e Roberto Cohen, ambos urologistas do Hospital Santa Joana Recife.
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.