Tecnologia consegue prever risco de infarto apenas examinando olho
Cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, desenvolveram um sistema de inteligência artificial que identifica risco maior de ataque cardíaco apenas com um exame de retina. A pesquisa foi publicada no periódico Nature no dia 25 de janeiro.
A tecnologia lê os exames e identifica se o paciente pode ter um infarto até um ano depois da análise. Segundo os pesquisadores, a precisão ficou entre 70% e 80% e o sistema poderia ser usado como um segundo mecanismo de referência para investigação cardiovascular aprofundada.
Como o estudo foi feito
- A tecnologia é uma série de algoritmos que permitem que computadores identifiquem padrões nos dados e façam previsões. Ela analisou os exames de retina e cardíacos de mais de 5 mil pessoas.
- O sistema estimou o tamanho e a eficiência de bombeamento do ventrículo esquerdo, uma das quatro câmaras do coração, apenas a partir de exames de retina. Um ventrículo aumentado está associado a um risco aumentado de doença cardíaca.
- Combinando as informações cardíacas dos pacientes com dados demográficos (idade e gênero), o sistema previu o risco de ataque cardíaco nos 12 meses subsequentes.
Por que isso é importante?
De acordo com o professor Alex Frangi, que supervisionou a pesquisa, a técnica pode revolucionar a triagem de doenças cardíacas. "Os exames de retina são comparativamente baratos e rotineiramente usados da, os pacientes com alto risco de adoecer podem ser encaminhados para serviços cardíacos especializados", disse.
Chris Gale, um dos autores do estudo e professor de medicina cardiovascular na universidade, disse ainda que com a tecnologia os tratamentos preventivos podem ser iniciados mais cedo, justamente para prevenir doenças cardiovasculares prematuras.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.