Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Estudo: apps de monitoramento parecem melhorar ritmo de atividades físicas

iStock
Imagem: iStock

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

01/02/2022 13h32

A falta ou o baixo nível de adesão à atividade física tem grande impacto na saúde física e mental. Mas um novo aliado pode ajudar nessa movimentação: os aplicativos que monitoram os exercícios físicos.

Normalmente usados pelo celular, os apps têm potencial para serem facilitadores da mudança de comportamento, fornecendo feedback direto sobre a atividade física ao usuário. Esse foi o resultado de um estudo publicado no periódico BMJ (British Medical Journal), em 26 de janeiro de 2022.

Os pesquisadores analisaram dados de 121 ensaios clínicos randomizados (pacientes escolhidos de forma aleatória) e 141 comparações de estudos, que envolveu 16.743 participantes, sendo que mais de 80% tinham mais de 18 e menos de 65 anos. O objetivo do estudo era descobrir o impacto que os apps tinham, efetivamente, nos exercícios diários, tanto moderado como intenso.

Quais foram os resultados?

A pesquisa mostrou que o uso de aplicativos de monitoramento aumentou a atividade física diária em um equivalente a 1.235 passos por dia e a atividade física moderada e intensa em 48,5 minutos por semana. O impacto no tempo sedentário foi insignificante.

"Esses efeitos são altamente relevantes em termos de saúde e risco de doenças, especialmente entre pessoas moderadamente ativas ou que não atendem às diretrizes atuais de atividade física", disse Rasmus Tolstrup Larsen, pesquisador do departamento de saúde pública da Universidade de Copenhague.

De acordo com o especialista, a eficácia dos monitores fitness tem sido uma questão comumente investigada desde que chegaram ao mercado, mas esse estudo é o mais abrangente, até o momento.