Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


BBB: Linn ia dormir sem banho pois entrou na piscina; por que isso é errado

Linn da Quebrada achou que o banho de piscina substitui o de chuveiro, mas isso não é bom para a pele e os cabelos - Reprodução/Globoplay
Linn da Quebrada achou que o banho de piscina substitui o de chuveiro, mas isso não é bom para a pele e os cabelos Imagem: Reprodução/Globoplay

Do VivaBem

06/02/2022 12h35

A higiene (ou falta dela) dos participantes do BBB é assunto recorrente no reality. Nesta madrugada (6), depois de Linn Da Quebrada dizer que ia dormir sem tomar banho, Natália e Naira começaram a imitar o som de um porquinho e brincar com a cantora.

"Ronc, ronc... Não vou mais te abraçar nem te beijar", disse Naiara. "Por causa de um dia (sem banho)? Gente eu fiquei na piscina o dia inteiro", justificou Linn. "A piscina não lava, ela suja mais", explicou Natália, o que acabou convencendo Linn a encarar o chuveiro antes de ir para a cama. Mas por que a água da piscina não serve para limpar o corpo? A principal razão é o cloro (presente em maior quantidade na água da piscina do que na do chuveiro).

O produto —usado para manter a piscina livre de bactérias, algas e fungos e em condições apropriadas para o mergulho— danifica a pele e o cabelo. O cloro é absorvido pelos poros e retira os óleos naturais protetores do corpo, criando uma película química desidratadora.

Com isso, a pele tende a ficar seca, áspera e hipersensível —em alguns casos, a pessoa pode até ter coceira e irritação, especialmente se a água da piscina estiver com excesso de cloro. Já os cabelos podem ficar fragilizados, com frizz (fios arrepiados), tom desbotado ou até esverdeado, no caso de fios loiros.

"Tudo isso ocorre pois o ácido hipocloroso penetra no córtex do cabelo através da cutícula, principalmente danificada, e causa oxidação e degeneração de estruturas internas chamadas melanossomas", explicou Máira de Magalhães Mariano Astur, médica especialista em dermatologia pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), em reportagem do VivaBem.

Da piscina para o chuveiro!

Ao sair da piscina, a recomendação é nem esperar o corpo secar e ir direto para o banho —assim, você evita que o cloro seja absorvido e fique horas agindo na pele e no cabelo.

A dermatologista recomenda lavar a pele com sabonete e depois do banho aplicar creme hidratante. Já os cabelos devem receber xampu, condicionador e serem bem enxaguados, para remover vestígios e recuperar a hidratação.