Ginecologista fala se dá para prevenir sintomas de climatério e menopausa
Como identificar que está chegando, como lidar com o calor, piora no verão? No 10º episódio da segunda temporada do Conexão VivaBem, atração apresentada por Mariana Ferrão, a ginecologista Larissa Cassiano, também de colunista de VivaBem, tira dúvidas sobre climatério e menopausa.
O que é climatério e o que é menopausa?
O climatério é a fase de transição, em que a menstruação fica irregular, ocorrem alterações de humor e surgem as ondas de calor.
A menopausa é o marco, é quando a mulher passa mais de um ano sem menstruar. "Às vezes, muitas mulheres ficam quatro, cinco, seis meses com esse vai e vem, mas somente quando ela completar um ano exatamente sem menstruar, é que ela chegou à menopausa", explica.
Qual a idade média que as mulheres entram na menopausa?
Geralmente é na faixa dos 50 anos —a transição vem um pouco antes. Algumas questões como quando a mulher começou a menstruar, se mais cedo ou mais tarde, podem influenciar no momento em que a menopausa vai chegar.
Perguntar para a mãe quando ela menstruou também pode ser uma referência. "Muitas vezes, a mãe menstruou mais tarde, entrou na menopausa mais cedo. Existem essas variações, e a gente tem uma média para imaginar quando vai acontecer".
Como identificar que o climatério e a menopausa estão chegando? Quais os sintomas?
Menstruação irregular, alterações de humor, irritabilidade, alteração na secreção vaginal, secura vaginal, insônia, ondas de calor, oscilação e ganho de peso. Ocorrem também mudanças na pele e no cabelo.
Em mulheres que já têm o ciclo menstrual irregular pode ser um pouco mais difícil perceber. Por isso, é importante conversar com um médico e ir observando os pequenos detalhes que vão se manifestando.
O verão piora o calor típico dessa fase?
As ondas de calor, conhecidas como fogachos, acontecem em todas as fases do ano, mas o verão/calor piora a intensidade desse sintoma.
O fogacho é muito intenso, é diferente de sentir calor. Com o fogacho, a mulher transpira muito, sente o rosto vermelho, o corpo fica desconfortável. "E isso num ambiente quente e com calor que a gente tem vivido nos últimos anos fica insuportável, muito difícil, tem que ligar ventilador, ar-condicionado, abrir janela. Tem mulheres que acordam com fogachos com a cama molhada", conta a ginecologista.
O que fazer para aliviar os fogachos?
Usar roupas mais leves, tentar dormir de uma maneira mais arejada, umidificar o ambiente e tomar bastante água. Além disso, hoje em dia existem medicações específicas para os fogachos, sem a necessidade de reposição hormonal.
Como funciona a reposição hormonal?
A reposição hormonal pode ser indicada quando a paciente for muito sintomática, se ela não tiver sintomas, não há necessidade.
Questões como o histórico da mulher, se ela tem ou não útero, se possui alguma comorbidade, hipertensão, diabetes, tudo isso será analisado entre médico e paciente para definir qual a melhor opção e como ela se sentirá mais segura.
A reposição hormonal pode ser feita de diversas maneiras, com microdoses, por meio de uso tópico, spray ou gel. Ela não pode ser feita de maneira indiscriminada e deve sempre ter a orientação de um profissional de saúde.
Para quem está chegando nessa fase, tem como prevenir os sintomas?
Não dá para prevenir, mas hoje o que muitas mulheres têm feito é fazer reposição hormonal já no início dos sintomas. Elas fazem a troca de um método contraceptivo que já vai ajudar na transição hormonal.
Dá para usar um método contraceptivo, como o DIU hormonal, por exemplo, que já vai teoricamente fazer contracepção e também a reposição hormonal. Essa é uma forma de reduzir os sintomas e de não passar por essa fase com tanto desconforto.
O climatério e a menopausa aumentam a vontade de comer doce?
É muito comum, principalmente pela ansiedade. Com todas essas mudanças no ciclo, no sono e até na vida sexual, essa é uma fase que gera um pouco de apreensão e ansiedade.
O doce é uma forma de a mulher buscar um momento de relaxamento, e muitas acabam recorrendo ao chocolate.
Toda semana, convidados especiais e especialistas vão conversar com a Mari sobre saúde, alimentação e equilíbrio mental de um jeito leve e divertido. Fique ligado em VivaBem e em nossas redes sociais para acompanhar toda a programação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.