Chá de camomila ajuda na ansiedade e protege contra câncer; veja benefícios

No geral, os chás são grandes aliados na saúde, além de serem tradicionais em algumas culturas. Entre os benefícios da bebida está a hidratação, porque amplia o consumo diário de água que o corpo precisa. Mas essa não é a única vantagem que as bebidas oferecem —o chá de camomila, por sinal, tem diversos benefícios.

Cada chá tem sua particularidade e serve para diferentes razões, por isso é importante pesquisar mais sobre a bebida e não sair ingerindo sem entender antes do que se trata. Alguns, por exemplo, têm cafeína e podem causar o efeito inverso, se você estiver precisando relaxar.

Quais os benefícios do chá de camomila?

O chá de camomila é indicado para reduzir a ansiedade, graças à substância apigenina, um flavonoide presente na planta. Assim, além de ser utilizada na medicina tradicional, para produtos farmacêuticos, a camomila também é procurada como medicamento fitoterápico em função de seu efeito calmante.

O chá da Matricaria recutita, que é o seu nome científico, ainda serve como recurso natural para tratar flatulências, náuseas, dores no estômago. Além disso, também alivia dor de cabeça.

Ele pode ser encontrado como flor em pó de camomila pura ou em mistura com outras ervas medicinais populares. Saiba outros benefícios abaixo:

  • Fortalece o sistema cardiovascular: regula os níveis de colesterol LDL, popularmente conhecido como colesterol "ruim", e por possuir flavonoides, ajuda a reduzir os riscos de doenças das artérias coronárias.
  • Faz bem para a pele: o chá suaviza o inchaço e, quando utilizado de maneira tópica, tem efeito hidratante e tonificante. Possui ação vasoconstritora, ideal para amenizar as olheiras resultantes da contração dos vasos sanguíneos.
  • Alivia cólicas: ensaios clínicos avaliam a eficácia do chá de camomila no tratamento de cólicas em crianças, geralmente combinado a erva como verbena, alcaçuz, erva-doce e hortelã.
  • Foi associado a um efeito protetor contra o câncer: antioxidantes encontrados no chá de camomila têm sido associados a uma menor incidência de certos tipos de câncer. Na maioria das avaliações de inibição do crescimento tumoral pela camomila, os estudos estão focados na apigenina, que é um bioativo da camomila.

Como fazer chá de camomila e qual o melhor horário para ingerir?

O modo de preparo mais comum é adicionar duas colheres (chá) de flores secas de camomila em 250 ml de água, tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber.

Não há uma regra para beber o chá de camomila, mas, devido à presença de apigenina e outros flavonóides que se ligam a receptores no cérebro e promovem o sono, é interessante consumir perto do horário de dormir. É interessante ingerir em torno de uma hora antes, assim é possível desfrutar do seu efeito sedativo leve, que reduz os sintomas de ansiedade e insônia. Agora, quando ingerido pela manhã, o efeito do chá é ajudar a controlar a compulsividade ao longo do dia.

Continua após a publicidade

Como o chá de camomila age contra a ansiedade?

O chá de camomila é capaz de reduzir a ansiedade graças à apigenina, que possui ação gabaérgica. Os receptores GABA, presentes no sistema nervoso central, são os responsáveis pelo relaxamento. Os flavonoides podem produzir atividade ansiolítica afetando o GABA, a noradrenalina, a dopamina e a neurotransmissão de serotonina, modulando a função do eixo hipotálamo-hipófise-adrenocortical.

Há evidências de que a camomila conseguiu reduzir significativamente o TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) moderado a grave em pacientes.

Existem pessoas que não devem beber chá de camomila?

É comum que gestantes e lactantes façam uso de plantas medicinais. No entanto, durante o processo gestacional, especialmente no primeiro trimestre, podem ocorrer desde abortos espontâneos e malformações congênitas até partos prematuros resultantes do consumo do chá.

Há ainda relatos de pessoas que tiveram reações alérgicas à camomila, o que é mais comum em quem tem alergia a plantas da família das margaridas, como a ambrósia e os crisântemos.

Continua após a publicidade

Opte pela planta in natura

Parte dos chás comercializados no Brasil é contaminada com químicos e metais pesados, como alumínio. Essas substâncias se acumulam no núcleo das células e são disruptores endócrinos, reduzindo a produção e a expressão dos hormônios, além de terem relação com doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Por isso, optar pela planta in natura para o preparo de qualquer chá é sempre a opção mais indicada.

Fontes: Guilherme Renke (@endocrinorenke), pesquisador, endocrinologista e médico do esporte; Luna Azevedo (@lunanutri) é nutricionista formada pela Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), com especialização em ortomolecular e fitoterapia; é idealizadora do projeto "Vida por Luna", projeto que tem bases na sustentabilidade para informar indivíduos sobre a consciência ambiental.

*Com informações de matéria publicada em fevereiro de 2022.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.