Dieta low carb não emagrece mais que alimentação saudável com carboidrato
Uma revisão de estudos apontou que a dieta low carb, que reduz consideravelmente a quantidade consumida de carboidratos, não apresenta níveis significativos de emagrecimento em comparação a dietas saudáveis com concentrações maiores do macronutriente.
O levantamento foi realizado por pesquisadores da Universidade Stellenbosch, na África do Sul, e da Escola de Medicina Tropical de Liverpool, na Inglaterra. Ao todo, os pesquisadores utilizaram 61 ensaios clínicos com alto nível de comprovação científica, o que totalizou 7 mil voluntários. O resultado foi publicado na plataforma Cochrane Library.
Foram analisadas dietas com baixíssimos índices de carboidratos (menos de 50 gramas por dia, ou menos de 10% de sua energia total), pouco carboidrato (entre 51 e 150 gramas por dia, ou menos de 45% de energia total) e aquelas com carboidratos "equilibrados" (mais de 150 gramas por dia, ou entre 45 e 65% de sua energia total).
A revisão focou em adultos com sobrepeso e naqueles com diabetes. No primeiro grupo, de acordo com o levantamento, quem seguiu dieta low carb por 3 a 8 meses perdeu cerca de 1 kg a mais do que quem adotou uma dieta equilibrada. A longo prazo, após 1 a 2 anos, a diferença caiu para menos de 1 kg.
Já em pessoas com diabetes, dietas de 3 a 6 meses apresentaram diferença de 1,3 kg. Em dietas mais longas, de 1 a 2 anos, não foram observados índices diferentes.
"Provavelmente há pouca ou nenhuma diferença na redução de peso e mudanças nos fatores de risco cardiovascular até dois anos de acompanhamento para dietas de redução de peso com baixo teor de carboidratos ou com carboidratos balanceados", escreveram os pesquisadores.
Segundo a equipe, não foram identificadas vantagens em outros parâmetros de saúde, como alterações de colesterol, queda de açúcar no sangue e controle de pressão arterial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.