Por que algumas pessoas sorriem involuntariamente durante a meditação?
No 14º episódio da segunda temporada do Conexão VivaBem, a apresentadora Mariana Ferrão recebeu o médico Fernando Gomes, neurocientista e professor da USP (Universidade de São Paulo), e Tania Khalil, atriz e psicóloga, para um papo sobre como viver o ano de 2022 de um jeito mais leve.
Durante a conversa, Tania, que pratica meditação transcendental 20 minutos duas vezes por dia, conta que o marido, o cantor Jairzinho, tira várias fotos dela meditando e que acha engraçado o fato de ela sorrir enquanto medita. "É involuntário", a atriz confessa.
Por que isso pode ocorrer? De acordo com psiquiatra, nós temos uma parte do cérebro chamado sistema límbico, responsável pelo gerenciamento e percepção das emoções. Existe uma conexão direta entre isso e a nossa comunicação, principalmente a comunicação através dos gestos da face.
"Estou falando da expressão facial propriamente dita, então, provavelmente durante a meditação, esse sorriso que ela [Tania] dá, traduz o bem-estar que o sistema límbico dela está experimentando."
Da mesma forma quando a gente vê uma pessoa preocupada e tensa, a testa franzida está, na verdade, levando para dentro daquele crânio pensamentos que são muitas vezes preocupantes, nocivos e que vão gerar uma dificuldade para lidar.
"Entender que é possível da mesma forma que eu projeto o meu sistema límbico através da minha expressão facial de uma forma espontânea, se eu fizer o caminho contrário, eu consigo também de alguma forma sensibilizá-lo", explica o médico.
Mas Gomes adverte: "A longo prazo a gente precisa ver o que que está acontecendo que está produzindo algumas expressões faciais que muitas vezes denunciam o nosso interior".
Toda semana, convidados especiais e especialistas vão conversar com a Mari sobre saúde, alimentação e equilíbrio mental de um jeito leve e divertido. Fique ligado em VivaBem e em nossas redes sociais para acompanhar toda a programação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.