Medite, mexa-se e mais: psiquiatra dá dicas para ter um dia a dia mais leve
No 14º episódio da segunda temporada do Conexão VivaBem, Fernando Gomes, psiquiatra, professor da USP (Universidade de São Paulo) e autor de 8 livros, bateu um papo com a apresentadora Mariana Ferrão e a atriz Tania Khalil sobre viver em 2022 mais leve.
O médico deu 5 dicas para tentar ter um dia a dia mais leve. Confira:
1) Medite
Na meditação, a gente trabalha com algo concreto e fisiológico, que é a respiração. Isso significa que, independentemente da técnica ou da vertente que você utilize, o princípio será sempre o mesmo.
A respiração lenta e profunda estimula, principalmente, o sistema nervoso autônomo parassimpático, reduzindo o estresse. O córtex pré-frontal, que é a parte mais anterior do nosso cérebro, faz com que a gente tenha um controle inibitório melhor, funções executivas melhores e que o pensamento funcione com mais clareza.
Mas vale ressaltar que isso não ocorrerá na primeira vez que você fizer, precisa se tornar um hábito. "É um processo onde você decide que vai por aquele caminho e com muita paciência, amorosidade com você mesmo, você começa a trilhar aquilo até que se transforme num hábito", comenta o psiquiatra.
Segundo o médico, há trabalhos científicos apontando que o cérebro muda com a meditação. "Córtex cerebral, que é a região onde estão os corpos celulares dos neurônios, chega a se expandir em algumas regiões, mostrando que o indivíduo muda e pode mudar até do ponto de vista cognitivo e gerenciar melhor as emoções", explica.
Nunca meditou, mas quer começar do zero?
Veja a dica do especialista: preste atenção na respiração, só o hábito de sentar, fechar os olhos e perceber inspiração e expiração para que o processo de hematose aconteça, ou seja, pegar o oxigênio e liberar gás carbônico já é o primeiro passo para aprender a meditar.
2) Inclua o exercício físico na sua rotina
Fazer atividade de forma regular, seja uma caminhada, corrida, andar de bicicleta ou nadar são atividades em geral que colocam nosso corpo físico num sistema diferente com a nossa mente e favorecem um outro tipo de percepção.
3) Faça algo sustentável
Uma palavra bastante usada atualmente, a sustentabilidade pode ser sua aliada na busca por mais leveza.
Sustentável quer dizer o seguinte, explica o professor da USP, colocar docemente na sua rotina uma atividade que vai te acompanhar todos os dias. "Ela acabará sendo eficiente e será fácil de você perceber o que está acontecendo dentro do seu cérebro e do seu corpo", afirma.
4) Durma e beba bastante água
Ter um sono reparador e manter a hidratação diária são importantes para a saúde e também para trazer mais leveza ao seu dia.
5) Viva o presente
Qualquer técnica que possa trazer você pro aqui e pro agora é muito poderosa. O tempo passa e a gente sabe da nossa finitude. "A gente sabe que a gente nasce, passa a respirar sozinho, mas vai existir o momento do último suspiro. Então esse período tem que ter significado", finaliza Gomes.
Toda semana, convidados especiais e especialistas vão conversar com a Mari sobre saúde, alimentação e equilíbrio mental de um jeito leve e divertido. Fique ligado em VivaBem e em nossas redes sociais para acompanhar toda a programação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.