Mulher diz que olho 'pulou para fora' após força no parto; isso é possível?
A norte-americana Bethany Collins, de 23 anos, compartilhou no TikTok que o seu olho esquerdo "pulou para fora" após fazer muita força durante o trabalho de parto. "Meu médico disse: 'Uau, eu nunca vi isso acontecer antes'", contou.
Isso pode de fato acontecer, mas é uma condição muito rara e grávidas não precisam temer o parto por receio da situação, tranquiliza o médico oftalmologista César Motta.
O quadro é decorrente de um hematoma orbitário espontâneo, que ocorre após o rompimento de um vaso atrás do olho. Com isso, o acúmulo de sangue empurra o globo ocular para a frente, processo conhecido como exoftalmia ou proptose.
"O vaso estoura por um esforço muito grande. Algo que aumenta a pressão na região abdominal aumenta também a pressão dos vasos sanguíneos e por alguma fragilidade pode gerar esse sangramento", explica Motta, da comissão SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia) Jovem.
De acordo com o especialista, as ocorrências mais comuns estão associados a traumas — batidas na região, por exemplo. Mas também há relação com esforços excessivos, como exercícios físicos pesados e o próprio parto. Por ser nos vasos, em geral, o quadro atinge pessoas que tenham alguma alteração vascular.
O diagnóstico é clínico, observando a aparência do olho e o hematoma que costuma se formar na pálpebra. É necessário fazer tomografia para avaliar a quantidade de sangue acumulada, pois é esse volume que vai determinar as intervenções necessárias — além de modular a intensidade de dor.
Bethany Collins contou que após seis semanas o seu olho retomou a aparência, sem compartilhar detalhes do tratamento. Segundo Motta, buscar ajuda médica rápido é essencial para evitar complicações que podem levar à perda da visão.
Veja abaixo o vídeo em que a norte-americana compartilha os registros de seu olho após o parto:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.