Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Sthe Matos foi internada por sangramento no cérebro; quais as causas?

Sthefane Matos antes de cirurgia reparadora que ela fez no nariz - Reprodução/Instagram
Sthefane Matos antes de cirurgia reparadora que ela fez no nariz Imagem: Reprodução/Instagram

Letícia Naísa

Do VivaBem, em São Paulo

23/03/2022 18h08

Por causa de uma intensa dor de cabeça, Sthefane Matos, 23, ex-participante de "A Fazenda 13", procurou um hospital e descobriu que estava com um sangramento no cérebro, após uma tomografia.

Sthe Matos foi internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e teve alta no fim da tarde desta quarta-feira (23). O diagnóstico da ex-peoa não foi divulgado, mas existem algumas causas conhecidas para o sintoma que ela apresentou.

Entre jovens, uma das principais pode ser a ruptura de um aneurisma —dilatação anormal de um vaso sanguíneo—, segundo Feres Chaddad, chefe de neurocirurgia na Beneficência Portuguesa de São Paulo e professor na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

"Quando você tem o aumento da pressão arterial de forma súbita, como um estresse ou durante atividade sexual, uso de algumas drogas, durante atividade física aeróbica, você facilita a ruptura de um aneurisma", explica o médico. O mais frequente é que essa ruptura aconteça entre fumantes ou em quem tem histórico familiar para esse tipo de problema.

Outra possibilidade entre pessoas mais novas é uma malformação arteriovenosa, ou seja, um problema de conexão entre os vasos e artérias. "Quando você faz um esforço físico, como levantamento de peso ou força no banheiro, isso aumenta a pressão cerebral e predispõe a ruptura", diz Chaddad.

Uma doença chamada cavernoma também pode causar hemorragia cerebral entre jovens, segundo neurocirurgião. "Parece uma framboesa, são pequenas caverninhas de sangue. Em algum momento da vida, essas amoras se rompem", explica.

Por último, um tumor também pode ser uma das causas de um sangramento no cérebro, ou algumas doenças hematológicas [do sangue]. Quem tem hipertensão pode correr risco de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral), que também causa hemorragia cerebral.

Entre mulheres, um sangramento cerebral pode indicar uma trombose venosa profunda, principalmente naquelas que fazem uso de anticoncepcionais e cigarro.

Em qualquer um dos casos, o tratamento pode ser cirúrgico. Quando se trata de um sangramento menor, o paciente pode ficar em observação, já que pode acontecer uma absorção espontânea do sangue.

Outros sintomas

O principal sintoma é a dor de cabeça, como aconteceu com Sthe. "Pacientes com enxaqueca têm que ficar alerta com a mudança no padrão da dor de cabeça", diz Chaddad. Mas outros sintomas podem indicar que algo está errado no cérebro, como:

  • diminuição da força de um lados do corpo;
  • alteração da fala;
  • alteração visual;
  • comprometimento da sensibilidade de um dos lados do corpo;
  • comprometimento da consciência.

Ao primeiro sinal de qualquer sintoma, é importante procurar ajuda médica, já que um sangramento cerebral pode causar sequelas. "Os pacientes devem ser encaminhados à UTI sempre e o tratamento deve ser realizado o mais precocemente possível", diz Chaddad.