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Psiquiatra dá 3 dicas para manter o foco e a concentração no trabalho

Colaboração para VivaBem

26/03/2022 10h12

A segunda temporada do Conexão VivaBem chegou ao fim com o tema volta presencial ao trabalho. No 16º episódio, o psiquiatra Luiz Zoldan fala sobre manter o foco e a concentração.

Ele explica que quando precisamos nos concentrar para uma tarefa, temos o hábito de achar que conseguimos fazer mil coisas ao mesmo tempo. No entanto, várias pesquisas já mostraram claramente que compensa mais a gente fazer uma tarefa de cada vez do que tentar ser multitarefa.

Ele usa o exemplo de uma pessoa que está no escritório fazendo uma planilha e para para olhar mensagens no celular. Só de fazer isso, ela já perdeu a concentração.

"Quando volto para a planilha, demoro em torno de 5 a 10 minutos para retomar aquela mesma produtividade que estava antes. Já perdi um tempo só porque parei para olhar uma mensagem."

1) Afaste todas as distrações

Caso você precise se concentrar e fazer uma entrega, afaste as distrações, isso inclui o celular.

"Se for no computador, tente manter só aquela tela aberta para não ficar pesquisando ao mesmo tempo alguma coisa, olhando e-mail para ver se chegou alguma mensagem nova. Se dedique exatamente àquilo [que você está fazendo] naquele momento."

2) Faça o mais importante no começo do expediente

A outra estratégia é entender que, no geral, o melhor horário para fazer uma tarefa que exige concentração no trabalho é no começo do expediente.

"Não chega olhando e-mail, chega fazendo a coisa mais importante do dia, depois vai olhar e-mail, mensagem, mas chega fazendo aquilo que no final do dia você fala assim: 'pelo menos hoje consegui entregar aquela coisa que era superimportante'."

3) Use fones de ouvido para amenizar o barulho

E para quem continua fazendo home office e precisa lidar com outras distrações, como o barulho da geladeira, da TV, da máquina de levar, dos filhos em casa, ou mesmo para quem estava acostumado com o silêncio em casa e voltou ao escritório e tem se incomodado com o barulho dos colegas, uma dica é colocar o fone de ouvido, uma música de fundo que a pessoa gosta ou um ruído branco para amenizar o som do entorno.