Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Vive se cortando ao fazer a barba? Entenda os motivos e o que fazer

iStock
Imagem: iStock

Janaína Silva

Colaboração para VivaBem

30/03/2022 04h00

Apesar do crescimento do número de adeptos em exibir barbas alongadas, fartas e cheias de estilo, barbear-se está na rotina de boa parte dos homens e com isso são frequentes os relatos de cortes e sangramentos.

"Por ser muito vascularizada, a pele do rosto sangra bastante, independente do tamanho e profundidade da lesão", explica Seomara Catalano, dermatologista e coordenadora de pós-graduação em dermatologia e cirurgia dermatológica das Faculdades BWS (SP).

Enquanto a sensibilidade cutânea e a lâmina são responsáveis, na maioria das vezes, pelo ferimento, a temperatura da água é o fator mais crítico para o aumento do sangramento. "O calor dilata os vasos sanguíneos superficiais e eleva o fluxo de sangue, fazendo sangrar ainda mais", descreve Catalano.

Nos cortes superficiais, a perda de sangue é rápida. "O episódio pode se prolongar caso a pessoa tome medicações, como anticoagulantes, ou se a área afetada tenha a presença de mais vasos sanguíneos", afirma Vitoria Regina Rêgo, dermatologista, chefe da divisão médica do Hupes (Hospital Universitário Professor Edgard Santos) da UFBA (Universidade Federal da Bahia), ligado à rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Herança genética e a ingestão de vitaminas também influenciam. Em casos excessivos, a orientação é sempre consultar-se com médicos.

Para estancar o sangue, faça uma compressão com gaze no local e, em seguida, higienize com sabonete líquido neutro e aplique um creme cicatrizante ou antisséptico tópico, como clorexidina, para a recuperação.

"Não passe álcool ou qualquer substância irritativa", aconselha Carla Bortoloto, dermatologista clínica e cirúrgica, tricologista, professora de pós-graduação em dermatologia das Faculdades BWS e membro da AAD (American Academy of Dermatology).

Máquina de barbear - Reprodução/Unsplash - Reprodução/Unsplash
Se puder, opte por usar um barbeador elétrico
Imagem: Reprodução/Unsplash

Confira os cuidados extras para deixar o rosto macio e sem arranhões:

1. Dê preferência aos barbeadores elétricos, pois machucam menos.

2. Se optar por aparelho de barbear manual, escolha os com menos superfícies cortantes.

3. Não use as mesmas lâminas por muito tempo. À medida que são usadas, elas perdem a afiação, concentram resíduos de pele difíceis de saírem com lavagem simples, tornam-se meio de cultura para bactérias e representam risco de infecção.

4. Passe o aparelho sempre no sentido do crescimento dos pelos para amenizar irritações e a foliculite —inflamação dos folículos pilosos que são as estruturas em que os pelos nascem.

5. Evite usar sabonete antes ou para se barbear, pois leva a um ressecamento do local e facilita o trauma.

6. Produtos específicos ou hidratantes, de acordo com o tipo de pele, são mais apropriados para deslizar o aparelho. Há, também, os que amaciam os pelos e tornam o barbear mais suave. Condicionadores ajudam, mas tornam a cútis mais oleosa para quem já tem acne, por exemplo.

7. O ideal é fazer a barba com água fria. Durante o banho, não é recomendado.

8. Compressas mornas e hidratantes ajudam a reduzir as irritações, assim como as loções calmantes.

9. É possível barbear-se diariamente, mas o indicado é três vezes por semana, para minimizar a chance de lesões, pois o pelo estará mais visível.

Veja alguns produtos para experimentar:

Aparador de barba elétrico OneBlade - Philips

Barbeador elétrico Shave Bba02az - Britânia

Barbeador elétrico Shaver 1100 - Philips

Espuma de barbear para pele sensível - Bozzano

Loção pós-barba Deep - Nivea Men

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.