5 dicas para deixar seu hambúrguer mais saudável
Esta é a versão online para a edição desta segunda-feira (11/04) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.
Muitas pessoas acham que comer um hambúrguer pode colocar toda a dieta a perder. Mas saiba que o sanduíche —ou apenas o disco de carne— pode, sim, estar presente em uma alimentação saudável. Basta saber fazer boas escolhas na hora do preparo.
A seguir, damos 5 dicas para você fazer isso.
1 - EVITE A CARNE ULTRAPROCESSADA
O ideal é preparar o hambúrguer em casa (com carne moída, sal e temperos a gosto) ou optar pelas versões industrializadas saudáveis. Sim, atualmente é possível encontrar nos supermercados hambúrgueres prontos que são feitos só com carne e outros ingredientes naturais, sem conservantes e aditivos químicos (que detonam a saúde). VivaBem pediu para um júri de nutricionistas avaliar as principais marcas e eleger quais são os melhores hambúrgueres do mercado. Confira!.
2 - NÃO EXAGERE NO ÓLEO
Prepare o disco de carne em uma frigideira antiaderente, apenas com um fio de azeite. Você pode também assar o hambúrguer sem óleo, na air fryer, na churrasqueira elétrica ou no forno.
3 - ADICIONE VEGETAIS
Acrescente alface, pepino, rúcula e tomate no sanduíche. Maristela Strufaldi, nutricionista especializada em nutrição esportiva e obesidade pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo), explicou no especial que as fibras presentes nos vegetais fazem com que os carboidratos do lanche (o pão) sejam absorvidos mais lentamente pelo organismo. Assim, você evita um pico de insulina, hormônio que promove o acúmulo de gordura corporal.
4 - CUIDADO COM QUEIJOS E MOLHOS GORDUROSOS
Tente não exagerar no queijo e use maionese light —ou, melhor ainda, aposte em molhos caseiros saudáveis (no nosso especial de hambúrgueres há várias receitas). Evite ou regule bem a quantidade de ketchup, pois a "receita tradicional" contém açúcar —procure versões sem esse ingrediente. Nossa colunista Taise Spolti ensinou como preparar em casa um ketchup picante saudável.
5 - REDUZA O CARBOIDRATO
O consumo excessivo do nutriente pode levar ao ganho de peso. Para não exagerar, coma apenas o lanche, sem batata frita. Outra sugestão é optar pela carne no prato, sem o pão e com verduras. Se abrir mão do pão, você pode até colocar batata no prato, de preferência assada no forno ou na air fryer.
Mais dicas para comer bem
- Mostarda, ketchup ou maionese: veja qual dos três é mais saudável
- Você prefere salada ou pizza? Por que comidas saudáveis não são apetitosas?
Das nossas colunistas
- Abacaxi na air fryer: sobremesa é fácil fica pronta rapidinho
A nutricionista Verônica Laino ensina a fazer um doce saudável
- Motivos para você consumir mais abacate, sem medo das calorias
A nutricionista Taise Spolti explica os benefícios da fruta (que pode ser usada em lanches)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.